Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Saúde Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008, 11:45 - A | A

Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008, 11h:45 - A | A

Estoque de vacinas contra a febre amarela está normalizado, afirma ministro

Agência Brasil

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o estoque de vacinas contra a febre amarela está normalizado, e alertou que apenas as pessoas que estão em áreas de risco ou vão viajar para esses locais devem tomar a vacina.

Temporão lembrou que a vacina pode causar reações, como outros medicamentos, e que atualmente há mais pessoas internadas com efeitos colaterais do que com a suspeita da doença.

O ministro explicou que vários postos ficaram sem a vacina porque houve um aumento muito grande da procura. Segundo ele, somente nas três primeiras semanas do ano, três milhões de pessoas foram vacinadas.

“Precisamos passar uma visão qualificada para as pessoas, para que elas se sintam seguras e não aconteça o que aconteceu no início deste ano, quando muita gente tomou a vacina desnecessariamente”, disse.

Agora, segundo ele, a Fundação Oswaldo Cruz está entregando uma quantidade razoável de vacinas e a “expectativa é de que o carnaval seja tranqüilo em relação à febre amarela”.

Temporão destacou também que desde a semana passada o Ministério da Saúde está restringindo a oferta de vacinas em unidades especializadas no Rio de Janeiro e em São Paulo para que apenas as pessoas que vão viajar sejam imunizadas.

“No Rio de Janeiro não há nenhum risco de febre amarela silvestre. Não tem sentido as pessoas que moram no Rio se vacinarem. Agora as pessoas que moram no Rio e vão viajar para área de risco tem que se vacinar, mas é um grupo pequeno de pessoas e estas terão as vacinas com certeza garantidas”.

O ministro fez as declarações ao participar do lançamento da campanha de prevenção à Aids no carnaval, em solenidade neste domingo (27) no Centro Cultural Cartola, na Mangueira.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS