Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Saúde Domingo, 27 de Janeiro de 2008, 10:44 - A | A

Domingo, 27 de Janeiro de 2008, 10h:44 - A | A

Dia D” marca vacinação contra febre amarela em Três Lagoas

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (26), na Praça Senador Ramez Tebet, o “Dia D” para vacinar contra febre amarela.

A ação, que contou com o apoio do Exército, marcou o encerramento da intensificação da vacinação nas Unidades Básicas e postos volantes.

De acordo com o secretário de Saúde, Jorge Martinho, o município recebeu 10 mil nesta semana. “Encerramos a intensificação e as doses que sobrarem levaremos para os postos para vacinação de rotina”, explicou.

Martinho afirmou que pelos cálculos realizados pela Secretaria de Saúde a população de Três Lagoas já foi vacinada. “A previsão é que este período de intensificação tenha coberto 100% da população”.

O secretário de Saúde lembrou que o município não tem registros de casos de febre amarela. “A intensificação foi boa por que as pessoas estão aproveitando para tomar outras vacinas”.

Segundo Martinho, o Ministério da Saúde não realizou uma campanha de vacinação contra a febre amarela. “A intensificação da vacinação foi importante por que a própria população se mobilizou e fez uma campanha de massa. A população ficou alerta para a prevenção”, avaliou.

A ação do “Dia D” também contou com a distribuição de material sobre a dengue. “Este momento foi importante também para divulgar e conscientizar. As pessoas aprenderam mais sobre a doença”, enfocou o secretário de Saúde.

Martinho informou que cerca de 32 mil pessoas já foram imunizadas. “Aproximadamente 10 mil pessoas fizeram a revacinação, sem ser necessário”.

Virgínia Arévalo Cabral, de 50 anos, achou melhor tomar a vacina. “Eu não me lembrava quando foi à última vez que tomei a vacina. Como não tinha certeza vim tomar”. (Da Assessoria)

Uma fila especial foi montada para atender os idosos, muitos deles não se lembrava quando haviam se vacinado.

Com 66 anos, Wilson Neves Vila Nova afirmou que nunca tomou a vacina contra febre amarela. “Todos nós precisamos nos cuidar eu não nunca tomei esta vacina, só às outras”.

Carolina Pereira de Oliveira, de 19 anos, quere colocar todas as vacinas em dia. “Vou aproveitar que tomei a da febre amarela e vou procurar as outras nos postos”.

As pessoas que não tomaram a vacina contra febre amarela e não estão no período de imunização, que é de dez anos, poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS