Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

Saúde Quarta-feira, 12 de Março de 2008, 15:27 - A | A

Quarta-feira, 12 de Março de 2008, 15h:27 - A | A

Cientistas fazem importante descoberta para o tratamento do Mal de Alzheimer

EFE

Uma equipe de cientistas de uma universidade espanhola demonstrou a interação que acontece entre uma proteína-chave para o desenvolvimento do Mal de Alzheimer e outra que constitui uma enzima usada em tratamentos paliativos contra a doença.

O trabalho, cujas conclusões aparecem publicadas na revista "Molecular and Cellular Biology", pode abrir uma nova via de estudo para melhorar os tratamentos contra esta doença, informou hoje o Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha em comunicado.

A equipe de cientistas descobriu a relação entre a proteína presenilina 1, elemento-chave para o desenvolvimento da doença, e a enzima acetilcolinesterase, empregada em diversos tratamentos contra o mal de Alzheimer.

Os estudiosos comprovaram que os níveis da "proteína benigna", a acetilcolinesterase, diminuem para que haja uma mutação na "maligna", a resenilina 1.

Este resultado levou os autores da pesquisa a pensarem que o amadurecimento da acetilcolinesterase depende da atividade da outra proteína, descoberta que representa "uma nova via de estudo que pode ser útil para melhorar o tratamento, dada a relevância de ambas as proteínas no desenvolvimento de remédios", apontam os cientistas.

Além disso, os pesquisadores acrescentam que o trabalho pode contribuir para avançar na compreensão das causas que originam o mal de Alzheimer, já que a atividade da proteína presenilina 1 é o tema de muitas pesquisas.

O bloqueio da ação desta proteína por meio de medicamentos diminuiria teoricamente a formação dos compostos tóxicos desencadeados na doença, os péptidos beta-amilóides, e das placas neuríticas (depósitos de compostos tóxicos) características do mal de Alzheimer.

Além disso, o uso de remédios que inibem a atividade da acetilcolinesterase constitui a base do tratamento do mal de Alzheimer.

Tal estratégia tenta manter níveis mais altos de um neurotransmissor relacionado com processos de memória e de aprendizagem, denominado acetilcolina, que está envolvido no desenvolvimento da doença.

Reportagem Especial LEIA MAIS