Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Saúde Sábado, 10 de Novembro de 2018, 10:12 - A | A

Sábado, 10 de Novembro de 2018, 10h:12 - A | A

CUIDADOS

Campanha alerta sobre a prevenção de problemas cardíacos

Iniciativa vai realizar um evento no Shopping Pátio Central para aferição de pressão arterial, orientações sobre arritmias cardíacas

Flávio Veras
Capital News

 

Assessoria/Cedida

pressão

Populaão também pode realizar avaliação do ritmo cardíaco através de aparelho de eletrocardiografia 

Uma ação da campanha “Coração na Batida Certa” vai acontecer neste sábado (10), no no Pátio Central Shopping, em Campo Grande. Segundo a organização, o evento tem como objetivo receber a população gratuitamente para aferição de pressão arterial, orientações sobre as arritmias cardíacas, além de aprender sobre a técnica de palpacão do pulso e técnicas de reanimação cardiorrespiratória.

 

Também será possível realizar avaliação do ritmo cardíaco através de aparelho de eletrocardiografia.  A ação  é realizada em prol do Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, que é celebrado em 12 de novembro. A iniciativa acontece em parceria com a Sociedade de Cardiologia de Mato Grosso do Sul (SBC/MS). 

 

Segundo a assessoria do evento, a Campanha visa alertar e conscientizar a população sobre as arritmias cardíacas, principalmente a Fibrilação Atrial, tipo de arritmia mais frequente em todo mundo e que tem como pior consequência o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

 

Cerca de trezentos mil brasileiros morrem, a cada ano, por algum tipo de arritmia cardíaca, e, a cada minuto que se passa sem o socorro devido, a chance de uma vítima se recuperar diminui em 7 a 10%. A morte cerebral e a morte permanente ocorrem entre 4 e 6 minutos após a parada cardíaca, de acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).

 

"Mais uma vez temos a oportunidade de fazer com que Campo Grande participe ativamente em atividades que envolvem orientações sobre as principais arritmias cardíacas e suas formas de tratamento", diz o doutor Guilherme Bertão, cardiologista membro da Sobrac, especialista em arritmias cardíacas, que vai coordenar as atividades deste sábado.

 

A Sobrac ainda revelou que 86% das paradas cardíacas acontecem dentro de casa, e em 50% dos casos não tem adultos por perto para socorrer a vítima. Apenas 14% dos casos ocorrem em vias públicas ou lugares de grande concentração de pessoas. 

 

Os fatores de risco são insuficiência cardíaca congestiva, diabetes, fatores genéticos, derrame, hipertensão e doença cardiovascular preexistente. "Será uma ótima oportunidade para se informar e aprender mais sobre essa área tão importante da saúde do coração, por isso queremos convidar à população, todos os serviços serão gratuitos.", finalizou o doutor Guilherme Bertão.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS