Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Saúde Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2008, 10:52 - A | A

Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2008, 10h:52 - A | A

Água suja incomoda moradores em bairros de Dourados

Dourados Agora

O barro que sai das torneiras de residências nos bairro Izidro Pedroso, Canaã I, Terra Roxa e Nova Dourados, vem tirando o sossego dos moradores. Segundo a população local, o transtorno começou há dois meses, com obras da Sanesul.

De acordo com o morador Jorge Silva, de 33 anos, a situação caótica. Segundo ele enquanto a noite falta água, durante o dia os moradores são obrigados a conviver com o barro que sai das torneiras. "É injusto no fim do mês a população ter que pagar por uma água que não consumiu. O barro suja os encanamentos gerando mais transtornos ainda para a população, que é obrigada a abrir todas as torneiras e esvaziar a caixa d’água. Prejuízo no bolso do consumidor", disse.

Para a dona-de-casa Maria Aparecida Vitoratti, 66 anos, a Sanesul deveria compensar a lama com a limpeza nas caixas d’água. "Moro com meu esposo aposentado. Não temos condições de ficar limpando as caixas d’água toda a vez que o barro chega em nossas casas. Somos obrigados a pagar alguém para realizar o trabalho com freqüência", disse, observando que pretende procurar auxilio no Procon. "Não é justo pagar por esta água que não serve para nada. Além disso muitas crianças estão apresentando diarréia e vômito, que podem estar sendo causados pela ingestão desta água", conclui.

A moradora no bairro Izidro Pedroso conta que tarefas do dia-a-dia se tornam difíceis com a água nesta situação. "Não dá para lavar a roupa, tomar banho direito e limpar a casa. Todo o dia sou obrigada a por uma vasilha grande de água em cima da pia, esperar algumas horas até que a terra acentue no fundo do recipiente, depois coar e colocar um filtro. Mas nem sempre os moradores daqui dispõe de tempo e aparelhos para realizar esta tarefa. Estes dias uma vizinha saiu com o cabelo todo cheio de lama. Ela havia acabado de tomar banho. Era o dia da colação de grau dela", recorda.

O morador Donato Marques disse que já entrou em contato com a Sanesul por telefone, mas sem sucesso. "Eles precisam resolver esta questão urgente nesta região. Há riscos de contaminação por doenças, afinal estamos tomando uma água escura com terra e lama. A população vem sofrendo muito com esta situação", ressalta.

A moradora Fabiana da Silva, de 30 anos, moradora no bairro Canaã I, disse que já ouviu algumas vezes sobre obras que a Sanesul estaria fazendo naquela região. "Talvez um dos motivos da lama seja este", disse. Fabiana, que é mãe de dois filhos menores, se diz preocupada com riscos de contaminação e cobra providências, já que, segundo ela muita água está sendo desperdiçada. "Eu fui obrigada a abrir todas as torneiras da minha casa e esvaziar a caixa d’água que estava toda suja. Sugeri para que minha família utilizasse a água lavando a calçada", conta.

Outro lado

O supervisor de Operação da Sanesul, José Wilson Ferreira da Silva disse ao Douradosagora que a empresa está realizando manutenções para melhorar o sistema de abastecimento na região do bairro Monte Líbano e que esta semana todos os trabalhos serão finalizados.

Conforme ele, a Sanesul realizou vários estudos e constatou que a área precisava de manutenções urgentes já que corria o risco de ficar sem água daqui a alguns anos. "É o que chamamos de água "preguiçosa". Como o bairro está localizado no mesmo nível do reservatório a água não tem força para chegar até as residências", explica.

Wilson garante que não existe nenhum risco de contaminação através da água e assegura que os trabalhos só beneficiarão os moradores. "Não é diariamente que acontece este problema. Alias é de 15 em 15 dias e avisamos todos os nossos clientes através da imprensa local. Sem estas intervenções a comunidade sofreria com as conseqüências da falta d’água", disse, garantindo que até sexta-feira o problema seja resolvido.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS