Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Rural Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009, 17:13 - A | A

Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009, 17h:13 - A | A

MAPA fiscaliza laboratórios credenciados para diagnóstico de Anemia Infecciosa Eqüina

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Fiscais do Serviço de Sanidade Animal da Superintendência Federal de Agricultura (SEDESA/SFA/MS) iniciaram a fiscalização dos laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para diagnóstico de Anemia Infecciosa Eqüina (AIE) no Mato Grosso do Sul. Nessa etapa serão fiscalizados quatro laboratórios localizados nos municípios de Rio Brilhante, Dourados e Glória de Dourados. De acordo com o Fiscal Federal Agropecuário Otto Feldens, Coordenador do Programa Nacional de Sanidade Eqüina da SFA (PNSE/MAPA), Mato Grosso do Sul possui 33 laboratórios credenciados e aptos a executarem o diagnóstico de AIE.

A fiscalização dos laboratórios credenciados realizado pelo SEDESA consiste em analisar a documentação dos estabelecimentos e relatórios, para verificar se os procedimentos adotados nas análises estão de acordo com a legislação vigente. O Serviço de Auditoria e Credenciamento da Coordenadoria Geral de Apoio Laboratorial do Ministério (SAC/CGAL/MAPA) concedeu prazo até o dia 31 de dezembro de 2008, para que os laboratórios se adequassem as exigências contidas na Instrução Normativa nº 01, de janeiro de 2007, que prevê a instalação de um Sistema de Gestão de Qualidade. Dos 33 laboratórios credenciados no Estado, 24 já se adequaram a nova legislação e os demais ainda estão sendo avaliados pela Coordenação (CGAL) em Brasília.

Para confirmar a listagem de laboratórios credenciados e aptos ao diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina, consulte o site do MAPA, www.agricultura.gov.br e siga o roteiro: Serviços, Credenciamento, Laboratórios, Rede Nacional de Laboratórios, Diagnóstico Animal, Laboratórios Credenciados, Mato Grosso do Sul. Persistindo dúvidas, entre em contato com o Serviço de Sanidade Animal da SFA/MS através do telefone (067) 3316-7130.

Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS