Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024

Rural Segunda-feira, 27 de Abril de 2009, 13:25 - A | A

Segunda-feira, 27 de Abril de 2009, 13h:25 - A | A

Genoma do boi fará a carne ficar mais saborosa

Da Redação

Os cientistas que decodificaram o genoma do boi afirmaram que esse mapeamento pode levar a carnes mais saborosas, um melhor leite e até a novas descobertas sobre a saúde humana.

A raça Hereford foi a primeira espécie de criação a ter o genoma sequenciado. Os cientistas acham que isso pode explicar como o gado evoluiu, por que acabou tendo o estômago com quatro cavidades e por que o câncer é raro neles.

"Ter a sequência do genoma é a janela para entender como as coisas ocorreram", disse Harris Lewin, da Universidade de Illinois, que atuou na pesquisa divulgada pela revista Science. Lewin participou do Projeto de Sequenciamento do Genoma Bovino, com outros 300 cientistas de 25 países, inclusive o Brasil.

"Os mamíferos que examinamos eram animais de laboratório", disse em nota Kim Worley, da Faculdade de Medicina Baylor, de Houston. "Este foi o primeiro animal mamífero de criação que estudamos". O boi tem pelo menos 22 mil genes, dos quais 80% em comum com os humanos. Os cientistas descobriram que, em termos genéticos, o gado tem mais em comum com as pessoas do que com ratos, e por isso podem ser mais úteis do que aqueles no estudo da saúde humana. As informações são da Agência Reuters. (Portal DBO)