Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Rural Segunda-feira, 27 de Abril de 2009, 19:00 - A | A

Segunda-feira, 27 de Abril de 2009, 19h:00 - A | A

Anvisa descarta alarme em relação à gripe suína no Brasil

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O diretor de Portos e Aeroportos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), José Agenor, disse nesta segunda-feira que não há motivo para alarme para a população brasileira em relação à gripe suína. "Preocupação sim, o governo está preocupado, mas a população deve ficar tranquila porque o governo está trabalhando para que não entre no Brasil", afirmou.

Agenor disse ainda que o governo brasileiro só foi alertado da pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde) na sexta-feira à noite e que, a partir daí, tomou todas as providências. Segundo o diretor, foram enviados 20 mil folders para o aeroporto de Guarulhos (SP), 20 mil para o Galeão (RJ) e outros 20 mil para Cofins (MG) e 20 mil para Salvador.

Os folders, em português, espanhol e inglês, listam os sintomas da doença e orientam as pessoas que chegaram do México, Estados Unidos ou Canadá a procurarem o hospital. Ao todo, serão feitos 1 milhão de panfletos. "O sistema de saúde brasileiro está totalmente preparado para isso", garantiu.

Além disso, estão sendo vinculados avisos sonoros nos três aeroportos e em Salvador, Fortaleza e Recife alertando sobre a doença e os aviões que partem do México, Estados Unidos e Canadá com destino ao Brasil receberam a determinação de orientar os passageiros.

A Anvisa está monitorando os passageiros que chegam desses países e, em caso de suspeita, o passageiro será levado em ambulâncias da Infraero ou do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a hospitais de referência. Além disso, serão distribuídas máscaras aos passageiros nesses casos.

A Anvisa está ainda recolhendo a declaração de bagagem acompanhada de todos os passageiros que chegam desses três países para, em caso de algum caso ser confirmado no Brasil, todos os passageiros do voo serem avisados e monitorados.

Segundo Agenor, o governo está usando um plano de contingência elaborado em 2006 por conta do surto de gripe aviária à época. Ele lembrou que nenhum caso da doença foi confirmado no Brasil. Ele ressaltou que não há nenhuma restrição ao consumo da carne de porco.

Cerca de 6.000 passageiros chegam por dia de voos diretos dos Estados Unidos e México, segundo a Anvisa. São 19 voos diretos dos EUA para Cumbica (SP), dois para o Galeão (RJ), dois para Manaus (AM), um para Salvador (BA) e um para Fortaleza (CE) e outros dois voos diretos do México para São Paulo.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 39ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal, mas com vômitos e diarreia mais severos.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos). (Com informações da Folha Online)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS