Campo Grande Quarta-feira, 08 de Maio de 2024


Rural Sábado, 08 de Agosto de 2009, 13:48 - A | A

Sábado, 08 de Agosto de 2009, 13h:48 - A | A

Agroindústria de derivados da cana-de-açúcar é inaugurada em Bonito

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os produtores rurais do Assentamento Santa Lucia inauguraram hoje (08/08) em Bonito, MS, a unidade da agroindústria de derivados da cana-de-açúcar com utilização de frutos do cerrado na sede da Associação dos Pequenos Produtores, a 35 km do município.

No assentamento são 36 famílias atendidas participando de atividades de produção de geléias, doces, compotas e derivados da cana-de-açúcar. A capacidade mensal de produção é de cinco mil potes de doces e geléias, seis mil barras de rapadura, 40 quilos de açúcar mascavo diariamente e 100 litros de melado.

Além da PPP-ECOS, outros parceiros participam das atividades desconvidas, como a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), a Prefeitura Municipal de Bonito, Sindicato Rural de Bonito e Projeto GEF Rio Formoso.

Esta unidade foi construída com recursos principais do Programa Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) com recursos do Fundo de Investimento Global (GEF). O programa visa fomentar a agroindústria utilizando frutos do cerrado e assim incentivar a conservação do bioma.

O engenheiro-agrônomo da Agraer, Airton Garcez abriu a cerimônia contando a história do assentamento e do Projeto Pé da Serra. “São dez anos de história e se continuarem neste ritmo, em médio prazo o assentamento será modelo para outros e ponto de turismo rural, exaltando cada vez mais o nome de Bonito”, frisou.

De acordo com Luiz Carraza, técnico da PPP-ECOS, ações como estas são importantes, pois apóiam financeiramente os produtores para geração de renda. “São projetos menores, mas que trazem grandes resultados não só financeiramente como de conscientização ecológica dos produtores participantes e uso consciente da natureza”.

O prefeito municipal de Bonito, José Arthur Figueiredo prestigiou o evento e encerrou a solenidade incentivando a união dos produtores para que o crescimento seja cada vez maior. “A realização de mais este sonho no Santa Lucia é a prova que a união só traz benefícios para todos e os produtores rurais vão ganhando assim cada vez mais destaques como importantes figuras sociais”, destacou o prefeito, que aproveitou a ocasião para informar que será construída uma nova feira dos produtores em um terreno próximo ao local onde já acontece o evento todos os sábados.

A presidente da associação Noêmia Nogueira e os representantes da PPP-ECOS, Luiz Carraza de Isabel Figueiredo fizeram a moenda simbólica da cana-de-açúcar inaugurando oficialmente a agroindústria e convidou o público presente para participarem de um almoço comemorativo.

Estiveram presentes no evento o diretor regional da Agraer, Luiz Hipólito Dias, o Procurador do Município, José Anézi de Oliveira, o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Eliel Freitas e o representante da Secretaria Municipal de Produção, Oswaldo Silva e representantes da Fundação Neotrópica.

O Projeto GEF Rio Formoso participa das atividades desenvolvidas no assentamento Santa Lucia com recursos incrementais, apoio logístico, de comunicação e implantação de quintais agroflorestais.

GEF Rio Formoso

O projeto financiado pelo Banco Mundial é coordenado pela Embrapa Solos e conta com a participação da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS, coordenadora regional), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e Embrapa Pantanal (Corumbá-MS). Também estão envolvidos a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Conservação Internacional (CI Brasil) e Fundação Cândido Rondon (gestora financeira).

O Projeto possui ainda outros colaboradores e co-executores importantes, como a Prefeitura Municipal de Bonito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) e apoio técnico e institucional do Ibama. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS