Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Legislativo Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 17:40 - A | A

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 17h:40 - A | A

Autonomia

Senado aprova PEC da autonomia da Polícia Científica

Proposta iguala departamento aos órgãos de segurança pública

Mariana Piell
Capital News

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Senado aprova PEC da autonomia da Polícia Científica

CCJ do Senado Federal

Na última quarta-feira (17), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 76-2019, que dá autonomia à Polícia Científica. A proposta altera a Constituição e inclui as polícias científicas no rol dos órgãos de segurança pública, tornando-as subordinadas aos Governadores dos Estados e dirigidas por perito oficial da ativa, exercendo com exclusividade a perícia oficial de natureza criminal.

No Mato Grosso do Sul, a autonomia do órgão oficial de perícia do estado já é garantida pelo art. 35 da ADCT da Constituição Estadual. A Polícia Científica está desvinculada há mais de 18 anos da Delegacia-Geral de Polícia, mas ainda precisa ser regulamentada por lei complementar própria.

Francisco Orlando, presidente do SINPOF/MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de MS), que está em Brasília com o Diretor Financeiro do sindicato, Paulo Márcio, para acompanhar a votação explicou que ainda há outras etapas para que consigam total autonomia. “Devemos continuar atentos e mobilizados para os próximos trâmites que ainda têm um longo caminho até a promulgação”.

Na próxima etapa, a PEC irá ao plenário do Senado em dois turnos de votação. Depois seguirá para a Câmara onde aguardará o parecer das Comissões da CCJ ou Segurança Pública. Em seguida, irá ao plenário da Câmara, onde haverá dois turnos de votação. Se aprovada, será promulgada, já que não há necessidade de sanção presidencial.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS