Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Opinião Domingo, 13 de Novembro de 2022, 07:00 - A | A

Domingo, 13 de Novembro de 2022, 07h:00 - A | A

Opinião

Histórias do Livro de Mórmon - Leí

Por Wilson Aquino*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

O Livro de Mórmon – Outro testamento de Jesus Cristo, é um registro religioso antigo, gravado em lâminas de ouro, de três grupos de pessoas (Nefitas, Lamanitas e Jareditas) que emigraram do Velho Mundo para o continente americano durante um período anterior a 600 a.C. até 421 d.C. Tais grupos foram conduzidos por profetas que registraram sua história secular e religiosa nessas placas de metal, que em 1823 vieram à tona para serem traduzidas e divulgadas nesses últimos tempos, conforme a vontade e orientação de Deus.

Divulgação

Wilson Aquino - Artigo

Wilson Aquino

 

O livro, que também registra a visita de Jesus Cristo ao povo das Américas, após sua ressurreição, inicia com a história de Leí, que veremos resumidamente a seguir.

Em 600 a.C.  no começo do primeiro ano do reinado de Zedequias, rei de Judá, apareceram muitos profetas, nesse mesmo ano, conclamando o povo a se arrepender de suas iniquidades ou a grande cidade de Jerusalém precisaria ser destruída. Leí, um cidadão de bem, temente a Deus, vivia nessa cidade. Preocupado com essas advertências, procurou o Senhor em oração, em favor de seu povo.

“E aconteceu que enquanto ele orava ao Senhor, apareceu uma coluna de fogo que permaneceu sobre uma rocha, diante dele; e foi muito o que ele viu e ouviu; e tremeu e estremeceu intensamente por causa das coisas que viu e ouviu” (I Né. 1:6)

Leí viu que Jerusalém seria destruída, assim como seus habitantes; muitos morreriam pela espada e muitos seriam levados cativos para a Babilônia. Depois disso ele se dirigiu ao povo e começou a profetizar e a declarar coisas que vira e ouvira.

“E aconteceu que os judeus escarneceram dele pelas coisas que testificava a respeito deles; pois verdadeiramente testificava a respeito de suas iniquidades e abominações(...)”(I Né.1:19). Os judeus iraram-se contra ele e procuraram tirar-lhe a vida.

Por intermédio de um sonho, o Senhor enalteceu o esforço de Leí de procurar advertir o povo que não quis ouvi-lo. Então Ele lhe ordenou que partisse com a família para o deserto. Ele era casado com Saria e tinha quatro filhos, que se chamavam (a começar pelo mais velho) Lamã, Lemuel, Sam e Néfi.

Depois de três dias pelo deserto, o Senhor pede para que Leí retorne a Jerusalém para recuperar o registro (sagrado) dos judeus e também a genealogia de seus antepassados, que estavam em poder de um parente. Essa tarefa coube aos 4 irmãos que a cumpriram graças à fé e à determinação de Néfi, que apesar de ser o mais novo, era o mais forte tanto fisicamente como espiritualmente. Era obediente aos mandamentos de Deus.

Um tempo depois, ainda retornaram a Jerusalém, pela última vez, para buscar a família de Ismael, que tinha belas filhas, com quem os filhos de Leí mais tarde desposaram.

Depois de viajarem pelo deserto durante 8 anos, a família de Leí chegou à beira-mar. Lá encontrou frutas e mel. Deram ao lugar o nome de Abundância. Um tempo depois, o Senhor falou com Néfi, mandando-o construir um navio para levar a família à terra prometida (as Américas).

O navio atravessou o oceano, chegando à terra prometida, onde assentaram suas tendas e plantaram as sementes. Na medida em que passaram a explorar a região, se encantaram com as inúmeras espécies de animais. Encontraram também ouro, prata e cobre.

Leí envelheceu e antes de morrer, conversou com os filhos e pediu a eles que fossem obedientes aos mandamentos de Deus. Ele também abençoou seus netos.

Depois de sua morte, Lamã e Lemuel ficaram zangados com Néfi e quiseram matá-lo, pois não queriam que o irmão mais novo fosse o líder. Então, o Senhor pediu a Néfi que levasse o povo justo ao deserto. Viajaram muitos dias e finalmente pararam em um lugar ao qual deram o nome de Néfi. Esse povo era obediente a Deus. Eles trabalharam arduamente e foram abençoados. Néfi ensinou seu povo a trabalhar com madeira e metais. Ele construiu um belo templo. Enquanto que os seguidos de Lamã e Lemuel eram chamados Lamanitas. Com o passar do tempo esses dois grupos se tornaram duas grandes nações que acabaram entrando em conflito, travando grandes guerras e contendas. (Detalhes e continuidade, leia o Livro de Mórmon online no site: https://www.churchofjesuschrist.org/study/scriptures/bofm?lang=por )

 

 

*Wilson Aquino
Jornalista e Professor

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia

Mateus 15/11/2022

Excelente matéria

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS