Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Opinião Domingo, 23 de Abril de 2023, 16:25 - A | A

Domingo, 23 de Abril de 2023, 16h:25 - A | A

Opinião

A Importância da “Apologia de Sócrates” em Nossa Atualidade

Por Wanderson R. Monteiro*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

O livro "Apologia de Sócrates" é uma obra fundamental da filosofia ocidental. Escrito por Platão, o livro apresenta o discurso de defesa de Sócrates em seu julgamento. Neste discurso, Sócrates defende sua filosofia e sua atitude diante da vida e da sociedade, mostrando, mais uma vez, que ele era um homem justo e sábio.

Divulgação

Wanderson R. Monteiro - Artigo

Wanderson R. Monteiro


Uma das passagens mais marcantes do livro é quando Sócrates relata que, ao procurar pessoas que se consideravam sábias, ele não encontrou nenhuma que realmente o fosse. Ele conclui que a sabedoria verdadeira é rara e que ele próprio só sabe que nada sabe, sendo isso expressado pela famosa frase "Só sei que nada sei". Essa atitude humilde e crítica em relação ao conhecimento é uma das principais características do pensamento socrático e tem grande relevância até os dias atuais, mesmo que muitos, mesmo se dizendo "filósofos", acabem exibindo comportamento contrário a isso.


De fato, vivemos em um mundo em que o conhecimento é valorizado e muitas pessoas se consideram sábias. No entanto, muitas vezes, esse conhecimento é superficial e não é baseado em uma reflexão profunda sobre a vida e o mundo. Muitos se consideram especialistas em determinados assuntos, mas não estão dispostos a questionar suas próprias crenças e opiniões, coisa que Sócrates não temia.


A atitude socrática de questionamento constante e de busca pela verdadeira sabedoria é, portanto, uma postura muito importante para os nossos dias. Devemos estar dispostos a admitir nossas próprias limitações e a buscar constantemente novos conhecimentos, sem nos apegarmos a nossas próprias opiniões acerca do mundo e da vida. Além disso, devemos estar sempre dispostos a ouvir o que os outros têm a dizer, mesmo que discordemos de suas opiniões, pois é somente a partir do diálogo e da troca de ideias que podemos alcançar uma verdadeira compreensão do mundo.


Ainda hoje, a leitura do livro "Apologia de Sócrates" é muito importante, tanto para nós, individualmente, quanto para a sociedade, pois nos ensina que a verdadeira sabedoria é rara e que devemos estar sempre dispostos a questionar nossas próprias crenças e a buscar novos conhecimentos. Essa atitude crítica e reflexiva é fundamental para os nossos dias, em que o conhecimento é cada vez mais valorizado, mas muitas vezes superficial, ou, até mesmo, completamente inexistente. A exemplo de Sócrates, devemos estar sempre dispostos a buscar a verdadeira sabedoria, mesmo que isso signifique admitir que não sabemos nada, e que ainda temos muito a aprender sobre a vida, sobre o mundo e, principalmente, sobre nós mesmos.

 

 

*Wanderson R. Monteiro
Bacharel em Teologia,
Graduando em Pedagogia.
Coautor de 4 livros,
e vencedor de três prêmios literários.
([email protected])
São Sebastião do Anta - MG

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS