Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Nacional Segunda-feira, 13 de Abril de 2020, 13:59 - A | A

Segunda-feira, 13 de Abril de 2020, 13h:59 - A | A

Luto

Morre o cantor baiano Moraes Moreira

Moraes morreu de infarto enquanto dormia em sua residência no Rio

Elaine Silva
Capital News

 

Divulgação

Cantor baiano Moraes Moreira morre

Cantor baiano Moraes Moreira

Cantor baiano Moraes Moreira morreu de infarto enquanto dormia, nesta segunda-feira (13) no Rio de Janeiro, aos 72 anos. A morte foi confirmada pelo cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor. A assessoria informou ainda que seguindo as recomendações de isolamento social para combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a família não irá divulgar nem a data nem a hora do velório para evitar aglomeração. Eles pedem a quem quiser homenagear Moreira que siga escutando a obra dele.  

 

Moraes foi o primeiro artista a cantar num trio elétrico no Carnaval, junto com  o Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar. A partir daí, seus frevos ‘trieletrizados’, como ele denominava, passaram a ser marca registrada do nosso Carnaval: Pombo Correio, Chame Gente, Eu Sou o Carnaval, entre outros. O cantor foi homenageado pelo Carnaval de Salvador em 2017, ao completar sete décadas de vida. 

 

Carreira

Nascido Antônio Carlos Moreira Pires na cidade de Ituaçu, Moraes começou a carreira tocando sanfona em festas de São João. Na adolescência, aprendeu a tocar violão enquanto estudava em Caculé. Depois, se mudou para Salvador e conheceu Tom Zé. Formou com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão os Novos Baianos, ficando com o grupo de 1969 até 1975.

 

Com Luiz Galvão, compôs a maioria das canções do grupo, que é responsável por um dos discos mais icônicos da música brasileira, Acabou Chorare, de 1972. Três anos depois, saiu em carreira solo, lançando mais de vinte discos. Em 2016, foi a vez de fazer uma turnê comemorativa com os Novos Baianos. Depois de 17 anos, Moraes, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão se reencontram para a nova turnê, batizada com nome do disco mais famoso do grupo. Um ano depois, algumas apresentações da banda foram suspensas porque o cantor foi internado em decorrência de uma úlcera. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS