Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Nacional Segunda-feira, 22 de Maio de 2017, 10:55 - A | A

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017, 10h:55 - A | A

Nacional

Crise Política ameaça paralisar os trabalhos no Congresso

Delação dos donos da JBS tornaram Temer um dos investigados na Operação Lava Jato

Maisse Cunha
Capital News

Marcos Oliveira/Agência Senado

Redução da meta fiscal e vetos estão na pauta do Congresso desta terça-feira

Câmara dos Deputados, em Brasília

A delação dos empresários Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, que envolvem principalmente o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), afastado pelo STF, geraram a maior crise política desde o início do governo e ameaçam paralisar os trabalhos no Congresso Nacional esta semana.

Ao Ministério Público Federal, os empresários entregararam um robusto material, incluindo documentos, fotos e vídeos, para comprovar as informações prestadas em depoimento à Procuradoria-Geral da República, em acordo de delação premiada. O conteúdo foi divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada.



Com base no que foi informado pelos irmãos Batista, o STF autorizou a abertura de inquérito para investigar Temer, no âmbito da Operação Lava Jato e afastou, temporariamente, o senador Aécio Neves do cargo.

No Congresso Nacional, a oposição pede o impeachment de Temer, e parte da base aliada do governo, pede renúncia do presidente.

Uma das questões que seria discutida essa semana é a transferência de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para o caixa dos estados; além da validação e prorrogação de incentivos fiscais concedidos por estados a empresas sem a autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A pauta das votações está mantida, mas a previsão é que os trabalhos sejam paralisados.
A oposição anunciou que vai obstruir os trabalhos enquanto o presidente da Câmada dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não aceitar o pedido de impeachment de Temer.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS