Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Nacional Quinta-feira, 07 de Agosto de 2008, 18:33 - A | A

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2008, 18h:33 - A | A

Candidatos prestam contas na última hora e congestionam site do TSE

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (DA)

Aproximadamente 80% dos quase 380 mil candidatos a prefeito, vice e vereador deixaram para a última hora a entrega do primeiro relatório parcial de prestação de contas da campanha eleitoral e provocaram um congestionamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo informou a assessoria do tribunal.

O TSE havia prometido começar a divulgar as informações de prestação de contas dos candidatos às 21h desta quarta (6). Mas o excesso de declarações enviadas nas últimas horas do prazo atrapalharam o processamento das informações e, até as 17h50 desta quinta (7) não era possível ter acesso aos dados pela internet.Ao se tentar acesso às informações no site do tribunal, um aviso informava:

"As prestações entregues já estão na base de dados da Justiça Eleitoral. Estamos processando os dados e em breve estarão disponíveis para consulta."

De acordo com a assessoria do TSE, cerca de 100 mil candidatos e comitês financeiros entregaram as prestações de contas até as 12h desta quarta (6). Os demais deixaram para as últimas 12 horas do prazo de entrega (até meia-noite de quarta para quinta).

Devido ao problema, a previsão é que as informações das prestações de contas só estejam disponíveis a partir desta sexta (8) no site do TSE.

A assessoria explicou ainda que os relatórios de prestação de contas chegam em uma linguagem de programação, mas precisam ser convertidas em outra. Daí, ser necessário um tempo para o processamento dos dados.

Na prestação de contas, os candidatos e comitês financeiros informam à Justiça Eleitoral o total da arrecadação de recursos e das despesas da campanha até a data de entrega do relatório. Os recursos arrecadados e não utilizados devem ser devolvidos ao partido em comprovação a ser entregue junto com a prestação de contas final.

Os candidatos e comitês financeiros têm de apresentar dois relatórios parciais de prestação de contas (em 6 de agosto e 6 de setembro) e um final - em 4 de novembro (primeiro turno) ou 25 de novembro (segundo turno).

Esta é a primeira vez na história que a entrega pôde ser feita pela internet, em um sistema semelhante ao utilizado pela Receita Federal, segundo o TSE.
O segundo relatório de contas parciais deve ser entregue em 6 de setembro e o relatório final, em 4 de novembro (primeiro turno) e 25 de novembro (segundo turno). (Fonte: G1)

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS