Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Meio Ambiente Quinta-feira, 07 de Agosto de 2008, 17:45 - A | A

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2008, 17h:45 - A | A

Estado possui 38 Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (DA)

A criação esta semana de mais três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) em Mato Grosso do Sul, sendo duas estaduais e uma federal, amplia para 38 o números de RPPNs no estado. Agora são 30.569,86 hectares de áreas estaduais e 97.764,25 hectares de áreas federais protegidas. Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento em que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza, pois uma vez criada, será para sempre.

Segundo Leonardo Tostes Palma, gerente de Unidades de Conservação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), os proprietários dessas áreas só poderão desenvolver três tipos de atividade: turismo ecológico, pesquisa científica e educação ambiental. “Geralmente nessas áreas já existe uma grande biodiversidade e o proprietário tem consciência disso. É ele quem toma a iniciativa de procurar o órgão ambiental”, explica.

As duas RPPNs criadas pela Semac (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia) são: Alegria, em Corumbá, com área de 1.128,786 hectares e Duas Pedras, em Bandeirantes, com área de 152,993 hectares. A terceira área foi criada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e fica em Corumbá.

No caso da Fazenda Alegria, ela foi incluída no Programa de Incentivo de RPPNs no Pantanal, que custeia o processo de georeferenciamento. O proprietário procurou a Repams (Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural/MS), que auxilia em todo o encaminhamento, desde documentação no órgão ambiental a custeio das atividades. Foram cerca de dois anos até a publicação no Diário Oficial.

A Repams teve origem em 2001 quando um grupo de proprietários de RPPN sentiu necessidade de se organizar para concretização de projetos e troca de experiências com objetivo de divulgar as RPPNs e suas atividades no Mato Grosso do Sul.

Além de conservar áreas privadas, as RPPNs ajudam a proteger o entorno das Unidades de Conservação públicas, formando corredores de vegetação e servindo de abrigo e pontos de passagem para animais silvestres.

Atualmente, existem no Brasil mais de 530 mil hectares protegidos por RPPNs, distribuídos em aproximadamente 714 reservas (CNRPPN, 2006). O movimento em favor das RPPNs vem organizando-se em associações de proprietários de reservas privadas em todo país. Mais informações no site: www.repams.org.br (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS