Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 19 de Novembro de 2017, 12:37 - A | A

Domingo, 19 de Novembro de 2017, 12h:37 - A | A

DETENTOS

Curso em presídio de Aquidauana ensina processamento de couro

A segunda etapa da capacitação está programada para iniciar no dia 27 de novembro

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Keila Oliveira

Curso em presídio de Aquidauana ensina processamento de couro

O esforço da Agepen, Sindicato Rural e Senar tem possibilitado várias qualificações aos detentos em Aquidauana

Mato Grosso do Sul está entre os maiores fornecedores de couro do País, segundo 

dados da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). De olho nesse mercado profissional, reeducandos do Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA) participaram de um curso de beneficiamento da matéria-prima.

 

Nove detentos concluíram o módulo 1 do curso, que envolveu o total de 32 horas aula. A segunda etapa da capacitação está programada para iniciar no dia 27 de novembro. Os alunos aprendem sobre tipos de matéria prima, conservação de peles, acabamentos, processos e preparações.

 

O esforço conjunto entre a Agepen, Sindicato Rural e o Senar tem possibilitado várias qualificações aos detentos em Aquidauana. Somente este ano, foram realizados no regime fechado cursos nas áreas de cultivo de hortas e pomares, artesanato, entre outros. No regime semiaberto, internos foram qualificados na área de mecanização agrícola, plantio, operador de máquinas etc.

 

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o Senar tem se consolidado como um importante colaborador na qualificação profissional dentro do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul, realizando cursos em vários presídios do Estado. “O Senar é um grande parceiro nosso, no sentido de desenvolver capacidades profissionais nos custodiados, e isso é de grande importância para o aumento do índice de ressocialização dos reeducandos”, agradece o dirigente.

 

A iniciativa é oferecida por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Sindicato Rural de Aquidauana e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS