Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Saúde Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014, 18:47 - A | A

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014, 18h:47 - A | A

Promulgada lei que garante posto médico nas universidades

Gabriel Kabad - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

O deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, promulgou nesta quinta-feira (23) a lei que obriga a implementação de posto médico para atendimento emergencial e de primeiros socorros nas instituições de ensino superior do Estado. A nova lei, de autoria do deputado Maurício Picarelli (PMDB), vice-presidente da casa, será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial Legislativo.

Segundo o site da Assembleia Legislativa, a proposta foi apresentada no fim de março deste ano pelo deputado Picarelli, após a morte de uma aluna de 18 anos em uma universidade de Campo Grande. Na ocasião, acadêmicos reclamaram da demora no atendimento do Samu.

A lei prevê que as instituições de ensino superior implementem, obrigatoriamente, em suas dependências, um posto médico para atendimento emergencial aos alunos, funcionários e corpo docente, durante todos os turnos de aula, e que o socorro seja prestado por um profissional devidamente habilitado em atendimento pré-hospitalar e por um médico, consistindo em primeiros socorros e encaminhamento, se necessário, do paciente a UPAs e hospitais.

Consta ainda na lei que as universidades abrangidas poderão contratar empresas particulares que prestam serviços de atendimento de urgência e emergência e de locomoção do paciente às UPAs e hospitais, para atendimento do público.

Picarelli explica que em todas as dependências das instituições abrangidas por esta lei deverão ser afixados cartazes, com o devido destaque, informando os alunos da localização do posto médico e do telefone de emergência que acionará o socorro ao paciente, em caso de sua impossibilidade de locomoção.

Para o parlamentar, muitos locais, inclusive shoppings de Campo Grande, já contam com posto médico e uma equipe de profissionais habilitados à prestação de atendimento pré-hospitalar, em casos de emergência. Por isso, segundo ele, essa obrigatoriedade deve ser estendida às instituições de ensino superior que contam com um fluxo significativo de alunos, durante todos os períodos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS