Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Meio Ambiente Quinta-feira, 28 de Julho de 2011, 15:59 - A | A

Quinta-feira, 28 de Julho de 2011, 15h:59 - A | A

Leão aguarda autorização para ser levado a SP

Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Simba, um leão de 12 anos, aguarda desde 2006 um destino novo para morar. O zoológico de Ivinhema, onde Simba morava, foi interditado por não ter condições de segurança, saúde e higiene, tanto para os freqüentadores quanto para os animais. Em breve Simba irá habitar terras paulistas.

“O zoológico estava fora dos padrões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Na época foi dado um prazo para o estabelecimento se adequar, o que nunca foi feito. Desde então temos procurado um local para destinar os animais”, informa a coordenadora do setor de fauna do Ibama/MS, Paula Mochel.

Paula conta que após Simba perder, no ano passado, a leoa com quem vivia, ficou sendo o único animal que faltava para ter um novo lar. “Nos últimos anos recolhemos todos os animais silvestres, jaguatirica, veado, jacaré e aves silvestres e destinados para outros lugares”, diz a coordenadora.

Desde que o zoológico de Ivinhema fechou o Ibama tem buscado um lugar para Simba, porém, nenhum outro zoológico tinha espaço e recurso para recolher o leão. “Há 10 dias apareceu na imprensa uma reportagem sobre o abandono do leão, a partir disso pessoas ficaram com pena do animal e começaram a se mobilizar e até criaram uma comunidade em um site de relacionamentos em busca de ajuda para Simba”, diz Paula.

O local destinado para Simba está localizado em Cotia (SP), lá, no mantenedouro de fauna, o animal não pode ser reproduzido nem exposto à população. “Uma pessoa entrou em contato e de dispôs a colher o leão. Pela internet as pessoas estão fazendo arrecadação para patrocinar a ída do leão para Cotia. Já conseguiram um caminhão para fazer o transporte de Ivinhema até São Paulo”, informa.

Não há uma previsão de quando o animal será levado para Cotia. O Ibama está dependendo de uma autorização do Ibama de São Paulo, pois, para encaminhamos o animal de Mato Grosso do Sul para outro estado é necessário ter a autorização do estado que vai receber o animal.

O estado de saúde do leão é bom. Simba está sendo cuidado por um zelador mantido pela prefeitura e se alimenta cinco quilos de carne por dia, três vezes na semana.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS