Sábado, 04 de Maio de 2024


Esporte Domingo, 17 de Janeiro de 2010, 07:31 - A | A

Domingo, 17 de Janeiro de 2010, 07h:31 - A | A

Herrera marca e Fogão vence estreia no Carioca

Da Redação - (ME) - (www.capitalnews.com.br)

Em campo, ficou claro que o Macaé era superior no aspecto físico. Mas apesar do cansaço, o Botafogo conseguiu fazer valer a qualidade individual de seus jogadores para construir o placar de 3 a 2, em jogo de duas viradas disputado neste sábado, em Campos, pela primeira rodada do Grupo B do Campeonato Carioca. Com os gols dos estreantes Herrera e Marcelo Cordeiro, além de um do meia Lucio Flavio, o Glorioso conseguiu um triunfo de reação.

A equipe alvinegra retorna a campo na próxima quinta-feira, quando enfrenta o Friburguense, às 18h30m, no Engenhão, provavelmente com a estreia de Loco Abreu. Já o Macaé joga contra o Resende, fora de casa, no estádio do Trabalhador, às 16h, na quarta-feira.

Muita movimentação e uma chuva de gols no primeiro tempo

O Botafogo estava disposto a decidir o jogo o mais rapidamente possível A estratégia ficou clara logo quando a partida começou. A equipe usou a velocidade para pegar a defesa do Macaé desguarnecida, e o resultado apareceu logo aos dois minutos. Em um ataque rápido, Lucio Flavio recebeu pela esquerda e cruzou de perna esquerda com precisão para Herrera, que cabeceou e abriu o placar em sua estreia pelo Alvinegro.

No entanto, a equipe não conseguiu administrar a vantagem. Apesar de ter trabalhado a marcação à exaustão em Saquarema, na véspera da partida, o Botafogo vacilou numa jogada de escanteio. André Gomes cobrou, e Eduardo não se antecipou a André, que cabeceou para empatar aos quatro minutos.

Apesar do golpe, o Botafogo seguiu com uma postura ofensiva e quase retomou a vantagem aos seis, depois que Eduardo cruzou pela esquerda para Herrera. O argentino dominou, cortou um zagueiroe chutou para fora, com perigo, perdendo grande oportunidade. A partir de então, a partida tornou-se mais equilibrada. Como o fôlego do Alvinegro não era o mesmo, o Macaé passou a levar mais perigo nas jogadas em velocidade.

Com o passar dos minutos, ficava cada vez evidente a diferença de preparo físico entre as duas equipes. O cansaço fez com que o Botafogo perdesse o ímpeto no ataque (à exceção de Herrera, que continuava a acreditar em todas as bolas) e não tivesse gás para manter-se firme na defesa. E foi se aproveitando disso que o Macaé virou o placar, aos 32 minutos. Fernandão recebeu a bola de costas para o gol, girou em cima de Wellington e chutou firme, no canto esquerdo de Jefferson, fazendo 2 a 1.

Mas o Botafogo conseguiu rapidamente aliviar o sufoco descansando as pernas e utilizando as jogadas de bola parada. Aos 36 minutos, Lucio Flavio, que teve ótima atuação, sobretudo nos 45 minutos iniciais, cobrou falta com precisão e acertou o canto esquerdo rasteiro de Lugão, novamente empatando a partida. Mas o Alvinegro não foi para o intervalo sem antes ser salvo por Jefferson, novo capitão da equipe, que usou o reflexo para fazer excelente defesa em uma bola desviada à queima-roupa por Fernandão.

Alvinegro cadencia o jogo e valoriza a posse de bola na etapa final

E se lá atrás o goleiro garantia, o ataque voltou a fazer sua parte pouco antes do fim da primeira etapa. Herrera acertou um chute no travessão, e Lucio Flavio, após bate-rebate, ficou com o rebote dentro da grande área. O camisa 10 viu Marcelo Cordeiro em velocidade e rolou para o lateral-esquerdo, que chutou rasteiro para colocar novamente o Botafogo em vantagem, fazendo 3 a 2 aos 43 minutos.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com a clara estratégia de valorizar ao máximo a posse de bola e cadenciar o ritmo de jogo. Por isso, logo aos oito minutos o técnico Estevam Soares substituiu Jorge Luiz por Caio, que passou a prender mais a bola no ataque, mostrando muita habilidade nas jogadas individuais.

O lance de maior perigo do segundo tempo, no entanto, foi do Macaé. Fernandão chutou da entrada da área, e Jefferson apenas observou a bola passar rente a sua trave direita. Até o fim da partida, o Botafogo preocupou-se em defender e suportou a pressão do adversário nos últimos minutos. Pouco antes do fim, Marcelo Cordeiro precisou deixar o campo após sofrer falta violenta, mas minutos depois, mesmo sentindo dores no joelho direito, já consegui andar sem auxílio.(Fonte: Globoesporte.com)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS