Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Economia Terça-feira, 02 de Agosto de 2011, 10:29 - A | A

Terça-feira, 02 de Agosto de 2011, 10h:29 - A | A

Indústria de MS encerra semestre com otimismo

Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Continua elevada a expectativa da indústria de Mato Grosso do Sul para os próximos seis meses deste ano com os empresários do setor demonstrando otimismo com relação às vendas dos seus produtos, aquisição de matérias-primas, exportações e contratações de funcionários, segundo Sondagem Industrial realizada em junho pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas do Estado.

As melhores expectativas dos industriais sul-mato-grossenses foram registradas nas vendas externas com o indicador alcançando a marca de 65,3 pontos. Comportamentos similares foram verificados quanto à demanda dos seus produtos, com 61,8 pontos, à compra de matérias-primas, com 55,4 pontos, e ao número de empregados a serem contratadores, com 54,8 pontos - lembrando que indicadores acima dos 50 pontos significam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses.

Segundo análise da Sondagem Industrial, o encerramento do segundo trimestre de 2011 foi marcado pela elevação da produção industrial, sendo que, no mesmo intervalo, o nível de utilização da capacidade instalada se mostrou adequado, comparativamente ao que é tido como usual para o período.

A avaliação das expectativas indicou que o empresário industrial sul-mato-grossense segue otimista com relação às previsões para a demanda, contratações, compras de matérias-primas e quantidade exportada, para os próximos seis meses a partir de junho.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou em julho o equivalente 58,3 pontos, sendo que valores acima de 50 indicam empresários confiantes.

O destaque em Mato Grosso do Sul ficou por conta da manutenção da elevada confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices de equivalentes a 52,3, 59,6 e 66,3 pontos, respectivamente.

Para os próximos seis meses, 52% dos respondentes mostram-se confiantes em relação à economia brasileira, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançou a marca de 48%.

Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 60% dos respondentes mostraram-se confiantes, enquanto 28%, 32% e 16% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS