Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Economia Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011, 17:38 - A | A

Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011, 17h:38 - A | A

Dólar fecha a semana em alta nesta sexta-feira

Valquíria Oriqui - www.capitalnews.com.br

O dólar fechou em alta nesta sexta-feira (28), depois de operar em queda durante a manhã. A trajetória também é de valorização ao longo da semana.

A moeda norte-americana subiu 0,35% nesta sexta, fechando a R$ 1,685 na venda. Na semana, o dólar acumula alta de 0,72% e, no ano, a valorização chega a 1,14%.

"A gente teve estrangeiro vendendo bolsa e comprando dólar", disse Arnaldo Puccinelli, gerente da área de derivativos do Banif Investment Bank.

A queda do dólar por aqui veio acompanhando a aversão a risco no mercado externo e a queda das bolsas durante a tarde. A cautela no mercado internacional era atribuída aos protestos no Egito e a resultados piores do que o esperado de empresas como Ford e Amazon nos Estados Unidos.

A variação do dólar no Brasil, ainda assim, foi pequena em comparação com outras moedas no exterior. O peso mexicano , por exemplo, perdia mais de 1,5%. Analistas têm apontado que a crescente intervenção do governo, em contraponto com o expressivo fluxo de capitais ao país, reduziu a volatilidade do câmbio nas últimas semanas.

A atuação do governo no pregão desta sexta-feira se resumiu a dois leilões de compra de dólares no mercado à vista. O BC, no entanto, já anunciou que fará na segunda-feira os três primeiros leilões de compra de dólares no mercado a termo.

O leilão a termo funciona exatamente como o leilão no mercado à vista, com a diferença no prazo de liquidação. A operação prevê entrega física da moeda.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS