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Dia dos Pais deve movimentar R$ 136 milhões na economia

Filhos pretendem gastar R$ 73,47 milhões com presentes e R$ 62,59 milhões com comemorações

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de pedestres no centro, comercio, vendas

Os gastos médios com presentes e comemorações devem ser de R$ 147,76 e R$ 121,83, respectivamente

 

O Dia dos Pais, comemorado no próximo 12 de agosto, deve movimentar R$ 136 milhões na economia de Mato Grosso do Sul. Deste total, R$ 73,47 milhões são destinados a presentes e R$ 62,59 milhões às comemorações. Os dados são da pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPF-MS) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS (Fecomércio-MS), realizada em parceria com o Sebrae-MS.

 

O levantamento foi realizado em Campo Grande, Corumbá, Ladário, Bonito, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, entre os dias 14 de junho e 3 de julho. O nível de confiança é de 95% e as margens de erro variam entre 5% e 7%. 

 

De acordo com a pesquisa, a compra de presentes e comemorações será menor em comparação ao ano passado. Houve uma redução no número de filhos que irão presentear (9,08%) e comemorar (9,27%). Entre os motivos, destacam-se o fato do pai ter falecido, morar longe e a falta de dinheiro.

 

Para os 41,31% que presentearão e para os 37,87% que comemorarão o Dia dos Pais, os gastos médios devem ser de R$ 147,76 e R$ 121,83, respectivamente. As preferências são por roupas (36,62%), perfumes e cosméticos (14,46%) e calçados (14,46%).

 

A maioria dos entrevistados (74,04%) afirma que vai realizar a compra na semana do Dia dos Pais, preferencialmente nas lojas do centro (71,8%), utilizando o dinheiro como forma de pagamento (54,89%). 

 

“O empresário precisa ficar atento ao comportamento do consumidor, que deve nortear as tomadas de decisões empresariais nesse período, bem como no desenvolvimento de estratégias que resultem em maior atratividade de clientes. Por isso, é importante observar as preferências de compras, a forma de pagamento, na busca por promoções, além da qualidade no atendimento”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo.

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