A dívida dos contribuintes inadimplentes com a Prefeitura de Campo Grande chega a aproximadamente R$ 2,6 bilhões. Para recuperar os débitos, o município implantou um sistema de cobrança “Call Center”.
O Call Center vai informar e cobrar todos os tributos que são administrados pela Prefeitura, começando pelos mais recentes. O objetivo é evitar que os contribuintes sejam colocados na dívida ativa.
Foram disponibilizados 40 profissionais da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (Sefin), que vão atuar em dois turnos, das 7h30 da manhã até às 19h30.
No último ano, R$ 175 milhões do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não foram recolhidos, gerando desfalque nos investimentos. “Em Campo Grande, 29% dos contribuintes do IPTU tem algum tipo de atraso, ou seja, um de cada três campo-grandenses. Isso afeta as contas da Prefeitura. Nós precisamos honrar a folha de pagamento, comprar merenda, medicamentos. Diante desta realidade, o Município não pode ser passivo”, explica o secretário de Planejamento e Finanças, Pedro Pedrossian Neto.
Outra dívida, de R$ 16 milhões, é dos cidadãos que entraram com o pedido dos Refis e não efetuaram o pagamento. Os contribuintes que não quitaram o débito podem perder os 90% de desconto nos juros e na correção monetária.
“Vamos informar os débitos, as facilidades e os locais de pagamento. Nosso objetivo é fornecer um serviço e lembrar as pessoas que esqueceram ou não quitaram suas dívidas por outro motivo, emitindo novo boleto, ou novo carnê”, ressalta Pedrossian Neto.
Para facilitar o pagamento, o serviço de SMS vai enviar o código de barras. Os contribuintes que possuem contas em atraso com a Prefeitura também podem procurar a Central de Atendimento para quitar as inadimplências.