Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Agronegócio Terça-feira, 16 de Abril de 2024, 16:42 - A | A

Terça-feira, 16 de Abril de 2024, 16h:42 - A | A

Reunião Mensal

Encontro dos diretores da Aprosoja/MS debatem sobre as demandas do setor

Renegociação de dívidas foi um dos temas abordados

Layane Costa
Capital News

Divulgação/Aprosoja

Encontro dos diretores da Aprosoja/MS debatem sobre a demanda do setor

Encontro dos diretores

Durante o encontro mensal da diretoria da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, temas como o pagamento de royalties para tecnologia agrícola, cenário da agricultura no Estado, renegociação de dívidas e novos projetos da Aprosoja/MS, foram debatidos.

No encontro realizado nessa segunda-feira (15), o presidente, Jorge Michelc, destacou que a discrepância de produtividade relatada entre os diretores é uma realidade em todos os estados e isso é fundamentado pelas questões climáticas adversas que atingiram esse ciclo. “Nós estamos acompanhando o encerramento da safra e conforme o levantamento preliminar, acreditamos que a retração na produção aqui em MS vai impactar a capacidade de geração de fluxo de caixa dos produtores, interferindo também nos demais setores da economia, ligados direta ou indiretamente com a cadeia produtiva”, disse Michelc.

O vice-presidente, André Dobashi, ressaltou sobre a renegociação de dívidas agrícolas. “O não posicionamento da agência quanto à solicitação de renegociação é um problema, porque isso precisa ficar formalizado para evitar a inclusão do produtor no cadastro de inadimplência.

A instituição precisa se posicionar, caso contrário, no vencimento da dívida o produtor passa a integrar a lista de inadimplentes. Agora, se o produtor comunicou e teve um posicionamento da instituição financeira, ele não pode ser negativado, de acordo com as determinações do Manual de Crédito Rural”, explicou Dobashi.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS