Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Quinta-feira, 23 de Julho de 2009, 13:15 - A | A

Quinta-feira, 23 de Julho de 2009, 13h:15 - A | A

Vídeo documentário Pantanal no Ar será lançado amanhã

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Acontece na próxima sexta-feira (24), às 19:30 horas, no auditório Germano Barros de Souza, do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na capital, o lançamento do vídeo documentário Pantanal no Ar, do cineasta carioca Marcelo de Paula.

No dia 28 (terça-feira) às 19:30 horas, o filme será lançado em Bonito, no Restaurante Tapera. A produção tem apoio do Governo do Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura Municipal de Bonito. O filme também será um dos atrativos cinematográficos do Festival de Inverno de Bonito, no dia 1º de agosto.

Pantanal no Ar retrata a história estadual da região de Mato Grosso do Sul desde a formação da planície pantaneira até a atualidade. Destaque para fatos históricos como a guerra do Paraguai, índios Kadiwéus, pioneiros da região e suas atividades econômicas, Parque da Serra da Bodoquena e a importância geográfica e biológica do Pantanal também serão temas do roteiro do filme.

Pantanal no Ar foi rodado ao longo de três meses nas cidades de Campo Grande, Miranda, Aquidauana, Bonito, Jardim, Guia Lopes e Corumbá. A importância do Parque Nacional da Serra da Bodoquena para a manutenção natural da região do Pantanal, cuidados ambientais com o manejo e turismo e o homem como agente catalisador desses cuidados são os temas centrais do filme.

Outro destaque do documentário é sua trilha sonora gentilmente cedida pelos sul-mato-grossenses Emmanuel Marinho (Teré); Grupo Acaba (Sinfonia do Boi) e Gabriel Sater (Corixo Vermelho, Amores para Vida Inteira, Vazante Correntina, Tanguateiro, Recuerdos e Mandruvá).

Pantanal no Ar também terá um lançamento em agosto no Rio de Janeiro, em evento fechado para a mídia, profissionais do cinema, empresários, músicos e convidados especiais.

O filme está participando dos seguintes festivais de cinema: 19º Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema; Cine Esquema Novo do Rio Grande do Sul e Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental no Ceará, Festival do Rio e FestCine Amazônia, Festival de Cinema de Havana (Cuba), 4º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (RJ). Com convites diretos para os festivais internacionais de Paris (França), da Buenos Aires (Argentina) e Hot Docs (Canadá).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS