Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 26 de Maio de 2009, 17:59 - A | A

Terça-feira, 26 de Maio de 2009, 17h:59 - A | A

Terça a sexta: Cine Brasil homenageia o cineasta Zé do Caixão

Da Redação

De hoje (26) até dia 29 de maio, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) exibe filmes com o tema “Horror”, na programação do "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro", projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecem no Centro Cultural José Octávio Guizzo, toda última semana do mês, às 18h30.

A Mostra Terror homenageia o mestre do terror brasileiro José Mojica Marins (Zé do Caixão), explorando seu “satanismo bufo-baudelariano” e contempla outras obras do gênero. Os filmes têm classificação de 16 anos.

Terça-feira (26)

Será exibido o filme “O Universo de Mojica Marins” (26’/RJ/DOC/1978), com direção de Ivan Cardoso. O filme conta a vida e a obra do ator, diretor e produtor paulista José Mojica Marins, apresenta seu estúdio e mostra seu mundo.

Na quarta-feira (27)

É a vez do filme “As Sete Vampiras” (86’/RJ/FIC/1986), com direção de Ivan Cardoso. O filme acontece na década de 50, época em que o cientista Fred importa da África uma planta carnívora rara. Como o vegetal foi pouquíssimo estudado, ele prepara um antídoto contra seus possíveis efeitos. Mas não tem tempo de usá-lo. Quando sua esposa Sílvia, preocupada com o novo objeto de estudo do marido, deixa o trabalho e vai vê-lo em sua estufa de plantas é tarde demais. Silvia também é atacada. Uma série de crimes inexplicáveis em que as vítimas ficam totalmente sem sangue começa a acontecer.

Na quinta-feira (28)

Será o exibido o filme “Tropel” (17’/RJ/FIC/2000), com direção de Eduardo Nunes e relata a vida monótona do açougueiro João, quebrada com o anúncio do casamento da sobrinha de Dona Eva, Melissa, uma menina de treze anos de idade. Ao final do dia, ele fecha o açougue e a solidão torna-se imensa. No mesmo dia vai ser exibido o filme “Behemoth” (06’/SP/FIC/2002), dirigido por Carlos Gainanian. Ele mostra um estranho ritual de magia negra que acaba se tornando um pesadelo de conseqüência desastrosas para um fiel orador. A seqüência termina com o filme “Nocturnu” (11’/RS/FIC/1998), dirigido Dennison Ramalho, e que mostra o inferno na Terra e os deuses diabólicos. Lúcifer emerge das entradas de um navio em busca de carne humana e sangue como alimento.

Na sexta-feira (29)

Último dia do projeto, será exibido o filme “Wragda” (11’/MG/FIC/2004). Dirigido por Frederico Cardoso, ele mostra uma equipe de filmagem que viaja para Cataguases com interesses documentais e acaba por conhecer Seu Iran, integrante de uma seita de idioma próprio e inventado. Os produtores decidem fazer um roteiro ficcional inspirados nos relatos. Vai ser apresentado também o filme “Demônios” (24’/SP/FIC/2004), dirigido por Carlos Gainanian e que narra um pesadelo alucinante com personagens do universo underground do centro de São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792. (Com assessoria)
.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS