Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 08 de Maio de 2009, 07:15 - A | A

Sexta-feira, 08 de Maio de 2009, 07h:15 - A | A

Sexta: Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro começa na Capital

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Neste mês, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) dá continuidade ao Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro – Edição 2009, um projeto que realiza a circulação das produções teatrais sul-mato-grossense nas cidades do interior do Estado.

A segunda etapa vai acontecer a partir de sexta-feira (8) e vai até 30 de maio, nos municípios de Paranhos, Mundo Novo, Nova Andradina, Ivinhema, Naviraí, Cassilândia, Paranaíba, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim.

O Projeto Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro tem por objetivo divulgar as produções teatrais de Mato Grosso do Sul e estimular a cultura produzindo ações concretas para o melhor desenvolvimento da arte do teatro no Estado, fomentando a formação de platéia e estimulando a criação de novos grupos. “A principal característica desse projeto vem sendo a presença maciça do público que prestigia e dá novo fôlego à produção teatral sul-mato-grossense”, afirmou o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Segundo o coordenador do Núcleo de Teatro da FCMS, Márcio Veiga, nas oito apresentações que aconteceram em abril, a média de público foi de 350 pessoas. Neste mês irão acontecer 11 espetáculos e a expectativa é manter essa média até o fim do projeto. “Até o mês de agosto, quando terminam as apresentações, pretendemos dar acesso ao teatro a cerca de 20 mil expectadores”, contou.

Acompanhe a programação:

O espetáculo “Sob Controle”, do Grupo Flor e Espinho, vai ser apresentado, às 18h30, em Paranhos no dia 8, na Quadra Poliesportiva José Ribeiro da Silva (Telems) e em Mundo Novo, no dia 9, na praça de eventos Oscar Zandavalle. O texto é uma adaptação de números clássicos de palhaços e tem em seu elenco Anderson Limca e Luiz Cláudio Schuedas. A classificação é livre para todos os públicos.

Sinopse: Dois palhaços sem grande virtuosismo transformam a mais simples tarefa numa grande confusão. A dupla discute, compete e se ajuda numa relação de cumplicidade, inocência e ingenuidade. Sem qualquer palavra o grupo aposta no riso provocado pelas ações corporais dos personagens.

A comédia “Conversa pra mais de metro”, vai ser apresentada, às 19h30, em Nova Andradina no dia 14, na Câmara Municipal, em Ivinhema no dia 15, na Fundação Nelito Câmara e em Naviraí no dia 16, também na Câmara Municipal. O texto e direção são de Marcos Alexandre e seu elenco é integrado por Marcos Alexandre e Yago Garcia. Sua classificação é 12 anos.

Sinopse: A peça conta a história de dois presidiários bastantes distintos que acabam por força das circunstâncias dividindo o mesmo espaço carcerário. O primeiro é Josias, um criminoso rústico e mundano, que depois de envolver-se em seqüestro, o único crime do qual não dominava, é autuado e condenado a dez anos de cadeia. Dois anos mais tarde chega na cela Walter Macedo, um político envolvido até o pescoço em falcatruas e corrupções de toda a ordem. Depois de condenado, usa a prisão como lavagem de sua imagem e afirma para todos os cantos que decidiu ir preso por livre e espontânea vontade. As diferenças sociais e culturais promovem no espetáculo uma reflexão e uma crítica social, ao mesmo tempo serve como suporte para toda leveza e comicidade da peça. Conversa pra mais de metro, já ganhou o título de melhor espetáculo no Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro.

O espetáculo “Dois perdidos numa noite suja”, do Teatral Grupo de Risco, vai ser apresentado, às 19h30, em Paranaíba no dia 22, no Auditório da FIPAR (Faculdade Integrada de Paranaíba) e no dia 23, no Auditório do SEC (Escola Armelinda Barbosa Leal). O texto é de Plínio Marcos, a direção é de Leandro Melo e Roma Romã, a preparação Corporal de Camila Pacheco e o cenário de Márcia Gomes. Integram o elenco Emmanuel Mayer e Yago Garcia. Sua classificação é 14 anos.

Sinopse: Paco e Tonho são dois operários falidos e semi marginalizados de um Mercado de Peixe do cais do porto. Enquanto Paco é um ser tomado pelo sentimento de provocação e agressividade, Tonho tem em seu peito uma grande vontade de crescer na vida, fazer valer seus estudos. Mas, para conseguir o tão almejado emprego é necessário um par de sapatos novos que Paco possui, mas não quer emprestar. Paco tem o sonho de conseguir uma flauta nova para ganhar dinheiro como artista. É no âmbito das vontades dos dois personagens que surge o ápice da peça.

A peça “Manual de Barro - Sem palavras”, da Arte e Riso Cia de Animação vai ser apresentada, às 19h30, em São Gabriel do Oeste no dia 28, no Salão do CCTA, em Rio Verde de Mato Grosso no dia 29, na Escola Tomaz Barbosa Rangel e em Coxim no dia 30, no Auditório da UFMS. A direção é de Marcos Moura e integram o elenco Aniela Paes, Fernanda Versolato, Lidiane Britss, Marcele Aroca, Marcos Moura, Rafael Valente, Ruano Filartiga. Sua classificação é 12 anos.

Sinopse: Um menino é encarregado de entregar ao velho poeta o Manual de Barro. Mas, para isso a criança enfrentará uma jornada com várias aventuras até chegar ao seu desafio de ficar frente a frente com o velho poeta. O espetáculo que tem a linguagem de teatro de animação versa sobre a primeira e a terceira idade e, talvez, sobre as outras, mergulhando no universo de um velho poeta, a peça narra suas peregrinações, pontuadas de ternura e emoção, percorrendo um universo surreal, um mundo mágico e lúdico, ao qual, objetos, bonecos gigantes, espectros de luzes interagem nesse mundo imagético. O roteiro foi inspirado no poema introdução a um caderno de apontamento de Manoel de Barros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS