Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2015, 07:54 - A | A

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2015, 07h:54 - A | A

Servidores da UEMS publicam livro sobre Inclusão Social

Obra fala sobre a efetivação dos direitos fundamentais e da desigualdade que divide os cidadãos

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/UEMS

Servidores da UEMS publicam livro sobre Inclusão Social

Turella, Fernando e Alender participam do livro lançado pela editora Memória

Servidores da Assessoria Jurídica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participaram da elaboração do livro "Inclusão Social e Direitos Fundamentais". O professor da universidade, Fernando Machado é um dos coordenadores do livro, juntamente com Eduardo Cambi. O procurador jurídico Alender Max de Souza Moraes e o assessor jurídico Rogério Turella também são autores participantes da obra.

Alexandre Orion Reginato, Anderson Clayton Gomes, André Padoin Miranda, Eduardo Cambi, Hwidger Lourenço Ferreira e Jackson Mateus Porfírio também são autores participantes do livro que traz como fio condutor a efetivação dos direitos fundamentais sociais no contexto brasileiro da desigualdade e da vulnerabilidade, que dividem os cidadãos por classes e impede o desenvolvimento humano equitativo.

De acordo com a obra, uma em cada nove pessoas sofre de fome crônica no mundo. Cerca de 2,2 bilhões de pessoas vivem em situação de pobreza, sendo que 1,5 bilhão passam por privações nas áreas de saúde, educação e "padrões básicos de vida", conforme relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgado em meados de 2014.

O Brasil, apesar de estar entre as dez maiores economias do mundo, ainda possui enormes desafios para a consagração dos direitos fundamentais sociais. Pelo último índice de Desenvolvimento Humano, divulgado pelo Pnud, o Brasil ocupa o 79° lugar no ranking mundial dentre os 187 países avaliados.

Dados do IBGE, de 2014, revelaram que 14,3 milhões de moradias não tem água encanada  e 35,5 milhões vivem sem coleta de esgoto. Pelo Mapa da Violência de 2014, 58,1 habitantes de cada grupo de 100 morrem no Brasil vítimas de violência. Deste total, 53,4% são jovens (entre 15 e 29 anos). O país ainda possui 13 milhões de analfabetos, com 15 anos ou mais, o que vitimiza, ainda mais, as pessoas mais vulneráveis da população brasileira.

Foto: Divulgação/UEMS
Legenda: Turella, Fernando e Alender participam do livro lançado pela editora Memória

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS