Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 18 de Maio de 2009, 14:19 - A | A

Segunda-feira, 18 de Maio de 2009, 14h:19 - A | A

Semana Nacional dos Museus movimenta a Capital

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Museu de Arte Contemporânea (MARCO), nesta semana, promove uma programação especial que integra Semana Nacional de Museus de 2009. A iniciativa acontece em todas as regiões do país e nesta edição, dá destaque a discussões acerca da relação entre os museus e o turismo.

Nesta quarta-feira (20), às 19 horas, no auditório do MARCO, acontecerá a mesa redonda: "Turistas e nativos” - A representação da cultura no espaço do museu. Na ocasião, diversos profissionais da área museológica irão apresentar iniciativas e experiências que já deram resultados por meio de ações transversais entre instituições museológicas e turísticas.

O Prof. Dr. Álvaro Banducci Júnior vai abordar o tema ‘O lugar dos museus no turismo cultural’. “Vou fazer uma viagem através do espaço e tempo e contar a história de como estes setores vêm se relacionando até os dias atuais.Vou mostrar também, como funciona a linguagem museológica hoje, com novas temáticas e iniciativas e como os grupos étnicos têm realizado ações afirmativas por meio dos museus”, contou Banducci.

A Prof.ª Dra. Aivone Carvalho, que trabalha no Museu das Culturas Dom Bosco, vai falar sobre a “Experiência Bororo de visitação ao museu na Itália e construção de um museu na aldeia”. Ela conta que há tempos trabalha com indígenas da etnia Bororo Meruri, e um dos projetos do qual participou foi a repatriação virtual realizada em parceria com o museu italiano Delle Culture Del Mondo Castello De-Alberteis. “Foi uma experiência muito enriquecedora porque os Bororo participaram de oficinas de produção de objetos. Hoje, três peças produzidas para a exposição italiana estão no Muphan em Corumbá. Vou apresentar ainda, como nosso museu tem articulado ações com os indígenas para recuperar a sua história e sua cultura ”, afirmou Aivone. O Museu das Culturas Dom Bosco incentiva a criação de museus em todas as aldeias de Mato Grosso do Sul. “É uma forma de preservação dos objetos, porque a matéria-prima está ficando escassa”, lembrou.

A relação do museu do índio com o turismo e os cursos de formação de guias de turismo em Campo Grande e as suas relações com os museus vai ser discutida pelo com professor Kwok Chiu, que também trabalha no Museu das Culturas Dom Bosco.

No mesmo dia, acontece no saguão do museu, a abertura da mostra fotográfica “Religiosidade popular em espaços turísticos de Mato Grosso do Sul”, que reúne as exposições “A festa tem poder”, “Sinhozinho no paraíso das águas” e “Entre chipas e calvários ou enquanto o turista vai às compras”, dos fotógrafos Álvaro Banducci Júnior, Isabella Banducci Amizo e Luciana Scanone Gomes. A exposição permanece até dia 27 de maio.

Semana Nacional de Museus 2009

O Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) convidou instituições museológicas de todo o país a participarem da programação da Semana Nacional de Museus 2009, que será promovida de 17 a 23 de maio, com o tema Museus e Turismo.

Promovida desde 2003, a Semana Nacional de Museus consolidou-se no seu propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. O tema escolhido nesta sétima edição será mais uma oportunidade de demonstrar o potencial turístico, atratividade, pluralidade cultural e diversidade das instituições participantes.

As instituições podem participam divulgando seus projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, gincanas e outras inúmeras ações que intensificam as relações dos museus com a sociedade.

A entrada é gratuita em todos os eventos promovidos pelo MARCO durante a Semana Nacional de Museus 2009. O Marco fica na rua Antonio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas. Mais informações no telefone (67) 3326-7449.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS