Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 09 de Abril de 2024, 15:42 - A | A

Terça-feira, 09 de Abril de 2024, 15h:42 - A | A

Troca cultural

Projeto traz escritores nacionais para leitura de livros sul-mato-grossenses

Autores também ministrarão oficinas literárias na periferia de Campo grande

Juliana Rezende
Capital News

Divulgação

Projeto traz escritores nacionais para leitura de livros sul-mato-grossenses

Oficinas de leitura também serão realizadas em bairros da periferia

A partir deste mês de abril, por meio do Projeto Miolo : Circuito de Leituras Integrais, Campo Grande receberá escritores nacionais para leituras de livros sul-mato-grossenses. O objetivo é formar e consolidar leitores na cidade em três eventos, todos com leituras integrais de livros produzidos por autores regionais em encontros mediados por renomados escritores nacionais. Além disso, serão realizadas oficinas com o intuito de apresentar a literatura como agente de inclusão social e cultural.

O primeiro encontro está marcado para o dia 19 de abril, com a leitura integral, em grupo, do livro "Azul Dentro do Banheiro" de Marlene Mourão, a Marzinha, e a mediação ficará por conta do escritor e artista-educador carioca Caio Zero, autor de obras finalistas do prêmio HQ Mix, um dos mais disputados do mundo dos quadrinhos.

Divulgação

Projeto traz escritores nacionais para leitura de livros sul-mato-grossenses

No primeiro dia do encontro a leitura será do livro "Azul Dentro do Banheiro" de Marlene Mourão

Durante o evento, ao lado da atelierista Ana Espinosa Horn e da psicanalista Ligia Burton, Caio conduzirá os presentes a um bate papo sobre a obra, de maneira colaborativa. O encontro é aberto ao público e acontecerá no bar Copo, na rua 14 de julho, às 18h30. Para participar, é necessário levar um quilo de alimento não perecível.

Além disso, no dia 20 de abril, às 10 horas, o projeto realizará uma oficina literária, na sede da Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande no Portal Caiobá, que será destinada ao público jovem e adulto e tem como objetivo experimentar a linguagem dos quadrinhos a partir de exercícios de criação e de uma conversa sobre processo criativo na produção das histórias em quadrinhos, temáticas, pensamento e narrativa.

A oficina terá duração de uma hora e meia e os participantes deverão levar papéis em branco sem pauta, lápis, borracha, apontador e uma caneta preta ou azul. As vagas são limitadas e os interessados deverão se inscrever pelo link na bio do Instagram.

Nos meses de maio e junho, haverá novas edições. Em maio, a leitura escolhida será Caixa D'Água, de Febraro de Oliveira, com presença da escritora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti de 2022 e participação das psicanalistas Karô Castanha e Isloany Machado.

Em junho, será realizada a leitura de “Seis Desenhos de Doesburg”, de Henrique Komatsu, finalista do Jabuti em 2020, pela escritora paraense Monique Malcher, vencedora do Jabuti em 2021. Participarão ainda a artista visual Isabê e a professora Rosana Zanellato, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Em todas as edições, ocorrerão oficinas literárias na sede da Cufa. O projeto "Miolo: Circuito de Leituras Integrais" já ocorre desde 2023 em Campo Grande, promovido pelos livreiros Bianca Resende e Felipe Mafra e o escritor Febraro de Oliveira, que também estão à frente da Hámor Livraria, nome conhecido em feiras, festivais e eventos da cidade.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS