Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Quinta-feira, 16 de Abril de 2009, 14:13 - A | A

Quinta-feira, 16 de Abril de 2009, 14h:13 - A | A

Programação gratuita é a novidade do FAS em 2009

Manuela Barem - Redação Capital News

Espetáculos culturais totalmente gratuitos formam a novidade da edição deste ano do Festival América do Sul (FAS), que será realizado de 29 de abril a 3 de maio em Corumbá. O evento é parte do calendário anual de festividades da cidade e é considerado um dos principais acontecimentos culturais do Estado. Em 2009 o FAS chega a sua 6ª edição, com programação recheada de atrações nacionais e estaduais e algumas alterações na sua estrutura. A principal mudança será a anulação da Grande Tenda, espaço coberto montado no Porto Geral de Corumbá, onde eram tradicionalmente realizados os shows principais de cada noite do Festival.

Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), responsável pela organização do Festival, explica que a partir de agora o palco que ficava no Porto será transferido para a Avenida General Rondon, mas desta vez sem cobertura. A idéia é eliminar a cobrança de ingressos para os shows principais que geralmente são os que encerram as programações oficiais diárias do evento. A Avenida vai contar, então, com dois palcos: o primeiro, localizado na Praça Generoso Ponce, como nas edições anteriores, e o segundo no início da mesma Avenida, só que próximo a Rua Frei Mariano e ladeira do Porto.

"Com o passar dos anos vamos estudando melhor os projetos e fazemos alterações necessárias para adequá-los cada vez mais às necessidades da população. A idéia agora é garantir um acesso maior de público a todos os shows", explica. Mesmo com a transferência do palco do Porto para a Avenida General Rondon, Américo garante que atividades próximas à beira do Rio Paraguai continuarão a serem realizadas. "Haverá espetáculos de dança e teatro para público reduzido em antigos casarios do Porto e o Moinho (Cultural Sul-americano) também vai receber eventos como apresentações e oficinas, o que não vai resumir o festival só à Praça Generoso Ponce e Avenida", descreve.

Atividades culturais continuam a ser realizadas nas demais praças e escolas da cidade. "Naturalmente teremos uma fluência e participação de público maior neste ano", diz o presidente da FCMS. Nas edições de 2004 a 2008 a FCMS contabilizou uma média de públio de 600 mil pessoas.

Confira as atrações do 6º FAS:

Atrações musicais nacionais e internacionais:

Elza Soares (29 de abril), Zeca Baleiro (30 de abril), Mercedes Sosa (1º de maio), Paralamas do Sucesso (2 de maio), Luiz Melodia (3 de maio), La Secreta (Paraguai), Pedro La Colina (Chile), Wayramanta (Peru) e Orquestra Típica de Tango “De Puro Guapos” (Argentina). As atrações musicais locais ficam por conta de Mandioca Loca, Facas Voadoras, Banda Grass, Tostão e Guarany, Erick e Roger Batista e Benites.

 

Atrações de dança, teatro e circo:

Grupo de dança folclórica Caporales (Bolívia), Grupo Tá na Rua, Cia Ânima de Teatro e Performance (RJ), Duo Ângelo Madureira e Catarina (SP), Solo Paula Águas (RJ) mais os artistas de rua independentes. Entre as atrações locais estão Grupo Teatral Flor e Espinho, Associação Cultural Fulano Di Tal, Cia das Artes, Cia Dançurbana e CTG Chama Crioula.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS