Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 05 de Maio de 2009, 14:19 - A | A

Terça-feira, 05 de Maio de 2009, 14h:19 - A | A

Exposição itinerante do MIS integra a 7ª Semana Nacional de Museus

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A partir de amanhã (6), na Feira Central de Campo Grande, o Museu da Imagem e do Som de MS dá início à sua programação referente à 7ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.

A 7ª Semana Nacional de Museus acontece entre os dias 17 e 23 de maio com a adesão de 577 instituições brasileiras que apresentam um total de 1.842 eventos. Em Campo Grande, o Museu da Imagem e do Som preparou uma mostra itinerante com reproduções de seu acervo fotográfico que circulará nos dias 06, 13, 20 e 27 de maio respectivamente na Feira Central, Escola Estadual Amando de Oliveira, Praça Ary Coelho e Aeroporto de Campo Grande.

“Viajando pelos trilhos da memória” é o título da exposição do MIS, que tem como objetivo divulgar o papel dos museus na salvaguarda do nosso patrimônio cultural, revelando-os como mecanismos de encontro com a cultura local e global, reafirmando no presente a valorização do encontro com o passado. A mostra conta com 12 imagens que revelam a memória social e arquitetônica de Campo Grande, e modelos antigos de máquinas fotográficas. Amanhã a exposição ficará disponível para visitação na Feira Central das 17h30 às 21h30.

Para Rafael Maldonado, coordenador do MIS, “os museus são espaços dinâmicos que propiciam o encontro com o saber, por isso, ações como essa procuram aproximar a instituição da população, fazendo com que as pessoas conheçam ou identifiquem alguns elementos que compõem a sua história”.

Este ano, a 7ª Semana Nacional de Museus tem como tema “Museus e Turismo”, com o objetivo de divulgar o potencial das instituições museológicas para o turismo cultural em todas as regiões brasileiras, divulgando os acervos e as ações promovidas pelos museus espalhados pelo país.

Esse evento vem sendo promovido desde 2003 pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IBRAM) e a Associação Brasileira de Museus (ABM), com o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.

O Museu da Imagem do Som, unidade da Fundação de Cultura do Estado, localiza-se no 3º andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 3316 9178, ou pelo e-mail: [email protected].

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS