Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 20 de Abril de 2015, 18:58 - A | A

Segunda-feira, 20 de Abril de 2015, 18h:58 - A | A

Dança

Espetáculo TemTrem? atrai cerca de 850 espectadores ao Armazém Cultural de Campo Grande

Natani Ferreira
Capital News

Assessoria

TemTrem?

Grupo abriu sessão extra no domingo

Realizado pelo grupo de dança Funk-se, o espetáculo TemTrem? foi a grande atração deste fim de semana na Capital. O sucesso foi tanto, que o grupo abriu uma sessão extra no domingo (19). Cerca de 850 prestigiaram o espetáculo que retratou a chegada da ferrovia a Campo Grande.

 

“Dançamos a chegada da ferrovia em 1914 em Campo Grande, antigo MT, com a revolução industrial que assolava o mundo e as danças sociais urbanas, do início do século XX, dos Estados Unidos da América”, explica Edson Clair, diretor e coreógrafo da companhia.

 

O espetáculo foi realizado pelo Grupo Funk-se, com financiamento do Fundo Municipal de Investimentos Culturais - Fmic 2013 (da Fundação de Cultural do Município e Prefeitura Municipal de Campo Grande), e apoio da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul - FCMS por meio da Sectei.

 

Estiveram presentes no evento autoridades e personalidades de Mato Grosso do Sul, como o secretário estadual de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e Inovação (Sectei) , Athayde Nery, que teve participação no tombamento da ferrovia. "Fui autor do projeto de tombamento da ferrovia na Capital e acredito que o tema do espetáculo foi um importante resgate da história. Além disso, foi um momento de muitas lembranças, pois durante a minha infância eu sempre viajava de trem para Corumbá. O trabalho me emocionou muito", contou o secretário.

 

O cantor e compositor Jerry Espíndola também prestigiou o espetáculo: “Achei genial a ideia de falar de sobre o trem, ainda mais na própria estação ferroviária. Mexeu muito com a memória da gente e me senti honrado de fazer parte do desafio de criar uma nova versão de Trem do Pantanal junto com Alex Cavalheri. O nível do trabalho está muito alto, adorei”. Na ocasião, também estava presente um dos autores da música Trem do Pantanal, Paulo Simões, e a secretária adjunta da Sectei, Andreia Freire.

 

Foram realizadas sessões na sexta-feira (17), sábado (18) e domingo (19) no Armazém Cultural de Campo Grande, próximo à Feira Central.

 

Grupo Funk-se

 

Criado em 1996, o Funk-se, trabalha a dança em vários tipos de espaço, democratizando o acesso às manifestações artísticas propostas pelo grupo. Já esteve presente nos palcos de SP, PR, GO, MG, MT, e mais de 30 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul. Vale ressaltar a premiação obtida por duas vezes na Funarte (Prêmio Klaus Vianna) com o espetáculo “Frágil ou o Sentido da Ruptura”, que aborda a questão indígena. Além disso, também já foi selecionado para diversos festivais regionais e internacionais.

 

O elenco do espetáculo contou com Ândrea Espíndola, Andressa Espíndola, Carla Carolina, Carlos Heduardo, Danilo Mandetta, Dreyzzy Santos, Felipe Hespporte, Henrique Lucas, Leonardo Miyahira, Letícia Pontes e Luma Oliveira; apresentando Ariel Ribeiro, Ednelson Alysson e Paulo Sergio Nobre da Silva. Além disso, o espetáculo tem a participação de duas crianças, Diogo Cavalcante e Lumy Myashita.

 

A concepção, coreografia incidental e direção é de Edson Clair, coreografia de Henrique Lucas Rodrigues, direção de Movimento e Dramaturgia de Jair Damasceno, iluminação de Anderson Lima e vídeo mapping de Rafael Mareco.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS