Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sábado, 09 de Maio de 2009, 13:42 - A | A

Sábado, 09 de Maio de 2009, 13h:42 - A | A

Cinemarco exibe o filme \"Macunaíma\" neste domingo

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Museu de Arte Contemporânea (Marco), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), exibe gratuitamente neste domingo (10), às 15 horas, na programação do CineMarco, o longa-metragem "Macunaíma", dirigido por Joaquim Pedro de Andrade.

Com a adaptação da rapsódia de Mário de Andrade, Macunaíma inova a estética do movimento cinemanovista ao incorporar elementos da chanchada, através da atuação de Grande Otelo, e transfigurar fatos da vida política, que invadem o relato épico das andanças de seu protagonista entre figuras da mitologia popular brasileira. Filme emblemático do final da década de 1960, Macunaíma atualiza o legado do Modernismo e estabelece a tão buscada relação do Cinema Novo com o grande público.

No Festival de Brasília (1969), a comédia Macunaíma venceu nas categorias de melhor ator (Grande Otelo), melhor cenografia e figurinos (Anísio Medeiros), melhor roteiro (Joaquim Pedro de Andrade) e melhor ator coadjuvante (Jardel Filho). No Festival Internacional de Mar del Plata da Argentina (1970), venceu na categoria de melhor filme.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS