Campo Grande Domingo, 12 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018, 14:09 - A | A

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018, 14h:09 - A | A

Arte e Exposição

Cijus da Capital tem abertura da 9º Feira Artesão Livre nesta segunda-feira

A exposição contará com a participação de um ex-detento que atualmente utiliza tornozeleira eletrônica

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Cijus da Capital tem abertura da 9º Feira Artesão Livre nesta segunda-feira

A exposição contará com a participação de um ex-detento que atualmente utiliza tornozeleira eletrônica

A Edição Especial de Natal realiza a 9ª Feira do Artesão Livre nos dias 10 e 11 de dezembro no Centro Integrado de Justiça (Cijus), e 13 e 14 de dezembro no átrio do Fórum Central da Capital, a partir das 14h. A Feira é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho da Comunidade de Campo Grande.

 

Com o objetivo de divulgar o trabalho artesanal produzido no interior das unidades penais, bem como realizar a sua comercialização, valorizando o esforço da pessoa encarcerada em sua recuperação para o retorno ao convívio social. A exposição tem toda a renda dos trabalhos revertida para o próprio custodiado e a sua família. Na quinta-feira (13) a abertura será realizada no Fórum Central de Campo Grande e contará com a apresentação musical da banda Ressocializandos, formada por internos do Centro de Triagem.

 

Esta edição terá a participação de um ex-interno, que também já divulgou seus trabalhos em edições anteriores e atualmente se encontra com tornozeleira eletrônica, e também irá expor os seus trabalhos na Feira com as pinturas em telas, biojoias e grafite em cerâmica. Além disso, confeccionou um painel de fotos com exposição dos trabalhos já desenvolvidos e que hoje se tornou sua profissão e a forma de sustento, dentre eles, a customização de veículos e pintura de muros em grafite.

 

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, “Isso incentiva os reeducandos a aprimorar suas habilidades manuais, além do vislumbre de uma profissão digna e geradora de renda”, afirma.

 

A exposição reunirá peças exclusivas, entre tapetes, esculturas, quadros, crochê, arte em tecidos, etc., confeccionadas por detentos do Instituto Penal de Campo Grande, Presídio de Segurança Máxima, Centro de Triagem, Presídio de Trânsito e Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi. A novidade é que peças confeccionadas por reeducandas do Presídio Feminino de regime semiaberto de Campo Grande, da Penitenciária Masculina de Dois Irmãos do Buriti e do Estabelecimento Penal Masculino de Aquidauana também estarão participando da exposição.

 

O Centro Integrado de Justiça (Cijus) está localizado na rua Sete de Setembro, 174 Centro. E o Fórum de Campo Grande se encontra na rua da Paz, 14 Jardim dos Estados.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS