Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 10 de Julho de 2009, 07:22 - A | A

Sexta-feira, 10 de Julho de 2009, 07h:22 - A | A

Centro Cultural exibe filme de graça na Capital

Marcelo Eduardo e Reginaldo Rizzo - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

No próximo sábado, 11 de julho, o CRP14 (Conselho Regional de Psicologia 14ª Região Mato Grosso do Sul – Mato Grosso) realiza mais uma edição do projeto CineClube, que visa reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de psicologia, além da sociedade campo-grandense em geral, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através dos filmes. A entrada é gratuita.

Nessa sessão, o público que comparecer ao local poderá conferir a comédia brasileira Saneamento Básico - O Filme (2007). Dirigido por Jorge Furtado, o filme retrata o cotidiano da comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na Serra Gaúcha. Os moradores do local se reúnem para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto da vila, e para isso, elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à subprefeitura. A secretária da Prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano.

Entretanto, a administração municipal dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Os moradores então, resolvem fazer um vídeo de ficção, cujo único objetivo é usar a tal verba. O detalhe mais inusitado fica por conta da escolha do cenário para a realização das filmagens: justamente, as obras de construção de uma fossa.

No elenco, estão nomes como Lázaro Ramos, Fernanda Torres, Wagner Moura e Camila Pitanga. Saneamento Básico - O Filme recebeu duas indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhores Efeitos Especiais.

Serviço

Após a exibição do filme, será feito um debate a respeito dos temas apresentados no filme, entre profissionais da psicologia, comunicação e representantes do poder público.

A sessão do CineClube começa às 14h, na sala Rubens Corrêa, que fica no centro cultural José Octávio Guizzo (localizado na rua 26 de Agosto, 453, Centro).(Com informações da assessoria de imprensa)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS