Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 10 de Maio de 2011, 13:30 - A | A

Terça-feira, 10 de Maio de 2011, 13h:30 - A | A

Supernanny: Pais ausentes precisam utilizar tempo livre para educar as crianças

Wendell Reis - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A pedagoga e apresentadora Cris Poli, popularmente conhecida por “Supernanny”, recebeu um título de visitante ilustre na Câmara Municipal de Campo Grande e falou com a imprensa nesta terça-feira (10) sobre a educação dos filhos, principalmente na infância. Cris Poli trabalha com educação desde os 18 anos e já desenvolvia a tarefa de educar com famílias por 12 anos quando foi convidada para apresentar o programa de televisão. Desta maneira, conseguiu levar coisas de seu trabalho para o programa.

A pedagoga acredita que a maior dificuldade dos pais hoje é lidar com a ausência por motivos de trabalho, sem se deixar levar pelo emocional, querendo compensá-los com mimos. Ela lembra que muitos pais trabalham o dia inteiro e tentam compensar a ausência quando está em casa, o que pode trazer um retorno negativo, uma vez que, “os valores transmitidos no princípio da vida, entre zero e sete anos, é determinante para a pessoa. Uma desestrutura pode levar a uma perturbação. Uma mudança na personalidade que pode levar a comportamentos marginais”.

Cris critica a falta de atitude de alguns pais, dizendo que muitas vezes parece que tudo que a criança faz está certo. Ela lembra de casos em que pais disseram que se a criança de apenas quatro anos não mudasse, se tornaria um marginal. O programa exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) resolveu problemas de 105 famílias e apenas dois casos não foram resolvidos.

“Não deu certo, mas foi culpa dos pais, pois não estavam dispostos a mudar para que o comportamento dos filhos mudasse. Não tem uma coisa sem a outra” explica. A pedagoga diz ser contra a violência, uma vez que, não educa e só leva a estresse e frustração. Ela acredita em uma harmonia entre a escola e a educação dada em casa, para que a criança não seja instruída de um jeito em casa e de outro na escola.

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

A Supernanny ressalta que os pais devem se educar, pois os filhos são uma consequência da mudança de atitude dos filhos. Ela não acredita que o comportamento seja diferenciado dependendo da classe social, mas concorda que os pais com melhores condições podem dar mais presentes, o que pode interferir se for querer compensar a ausência.

Cris Polli orienta os pais a organizarem o seu tempo, para que quando estejam presentes, possam utilizar o mesmo para educar. “Pai e mãe são autoridade diante das crianças. Avó e empregada devem colaborar. Não deve delegar autoridade a empregada. Os pais educam e eles colaboram” aconselha.

A apresentadora desaconselha a troca de presentes, no famoso “dar uma coisa em troca de outra”, pois a criança vai se acostumar a comprar tudo. “Faço isso se me der isso. Pais manipuladores geram filhos manipuladores” orienta, ressaltando que crianças que não receberam não, porque fizeram escândalos e os pais cederam, podem vir a se tornar aqueles que quando receberem um não do namorado vai se revoltar e cometer absurdos.

A pedagoga acredita que grande parte dos pais não estão preparados para lidar com a responsabilidade de educar, pois não estão cientes do que estão assumindo. “Não foram formados e estão transmitindo isso para as crianças. Não é um boneco ou um robozinho. Estão assumindo um ser humano” concluiu. 

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS