Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017, 17:53 - A | A

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017, 17h:53 - A | A

Santa Casa 100 anos

Santa Casa de Campo Grande completa 100 anos

Personalidades, políticos e funcionários foram homenageados na solenidade em alusão ao centenário

Fernanda Freitas
Capital News

ABCG

Santa Casa de Campo Grande completa 100 anos

..

Na última sexta-feira (18), a ABCG-Santa Casa de Campo Grande completou 100 anos de história e a data festiva foi comemorada com uma solenidade em alusão ao centenário da instituição. Participaram do evento senadores, deputados federais e estaduais, diretores e funcionários do hospital além de algumas pessoas cujo destaque fez diferença ao longo fo tempo, contribuindo para a manutenção e o fortalecimento do Hospital.

A história das Santas Casas de Misericórdia vem de um ideal de voluntariado nascido por volta do ano de 1481, quando por iniciativa da rainha de Portugal, Dona Leonor, surgiram as primeiras Santas Casas em terras de Portugal e em suas colônias.

Para dar as boas-vindas à todas as pessoas presentes, o presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, falou dos 100 anos de solidariedade da instituição com a população de Campo Grande e Mato Grosso do Sul. “Celebramos hoje os 100 anos de uma reunião ocorrida no dia 18 de agosto de 1917, quando um grupo de campo-grandense se reuniram sob a liderança de Eduardo Santos Pereira e Bernardo Franco Baís e decidiram pela criação da Sociedade Beneficente de Campo Grande. Expressamos hoje a nossa gratidão a quantas pessoas e famílias, que nesses 100 anos, contribuíram das mais diferentes formas para manter em pé esta instituição de saúde. Estamos implementando a recuperação física do patrimônio predial e tecnológico do nosso hospital. Estamos implementando uma nova gestão baseada em princípios corporativos, investindo em nossos recursos humanos, com a visão voltada para a assistência e cuidados aos nossos pacientes, de forma digna e humanizada, além de recuperar o bom nome da instituição”, destacou.

Foram homenageados com medalha do centenário aqueles que ao longo da história da Santa Casa contribuíram de maneira sólida para o fortalecimento da instituição. O presidente homenageou os familiares dos fundadores Bernardo Franco Baís, recebeu homenagem o bisneto, Marcelo Martins, Eduardo Santos Pereira por seu neto Valdir dos Santos Pereira Filho e Camilo Boni, pelo filho Carlos Camilo Boni.

O presidente junto com os membros da diretoria executiva e conselho administrativo homenagearam com a medalha do centenário e um certificado de agradecimento o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, representado pelo secretário de Estado de governo e gestão estratégica, Eduardo Ridel, o ex-governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa Martins, sendo representado pela filha, Thaís Echeverrya, o senador Pedro Chaves, Waldemir Moka, a senadora Simone Tebet.

No senado, Pedro Chaves historiou os primeiros passos que levaram ao funcionamento da Santa Casa e homenageou a entidade ao falar da sua relevância para a população. “Ocupo esta Tribuna para celebrar os 100 anos de fundação de uma instituição que ao longo desse centenário prestou relevantes serviços de saúde a Mato Grosso do Sul, à região centro-oeste e aos países vizinhos, Paraguai e Bolívia”.

“O hospital começou a ganhar forma no dia 18 de agosto de  1917. Nessa data, um grupo de cidadãos abnegados decidiu criar uma instituição em Campo Grande  para atender os oito mil habitantes do município que não tinham qualquer serviço público ou privado  de saúde. Os doentes, claro, se socorriam de enfermeiros, benzedeiras, parteiras e dos farmacêuticos que na ausência de médicos prescreviam medicamentos e faziam simples cirurgias”, ressaltou o senador.

Como forma de agradecimento a todos os funcionários da Santa Casa, Esacheu Nascimento, entregou a medalha centenária para a dona Joana Ávilla Correa. Dona Joaninha, como é conhecida, trabalha há 43 anos na Santa Casa e já passou por diversos setores do hospital como almoxarifado, compras e gráfica.

A solenidade também foi palco do lançamento do livro “Santa Casa patrimônio de Mato Grosso do Sul – 1917/2017” do vice-presidente da ABCG, Heitor Freire.

Prédio antigo será transformado em Memorial da Saúde
Desativada há décadas, o prédio da década de 1920 onde funcionou a Associação Beneficente de Campo Grande, a Santa Casa, na avenida Mato Grosso, deve ser transformada em um Memorial da Saúde. Com isso, peças que antes permaneciam guardadas poderão ser mostradas ao público para contar a história da entidade.

A intenção, de acordo com a instituição, é reunir o acervo de parte da história dos mais de 100 anos de vida da entidade, que possui um acervo cultural com móveis, fotografias e dados de atendimentos para pesquisa sobre atendimento médico da época. O hospital é o segundo mais antigo da Capital e considerada a quarta maior Santa Casa do país.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS