Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 24 de Outubro de 2017, 14:49 - A | A

Terça-feira, 24 de Outubro de 2017, 14h:49 - A | A

PESCA

Piracema se aproxima e pesca tem os últimos dias nos rios de MS

A proibição da pesca começa no dia 5 de novembro

Vinicius Costa
Especial para o Capital News

Divulgação/Imasul

Período da Piracema se aproxima e pescadores tem últimos dias de pesca

Período da Piracema se estenderá até dia 28 de fevereiro

Os pescadores têm poucos dias de pesca nos rios de Mato Grosso do Sul, por causa do período da Piracema que se aproxima e terá início no dia 5 de novembro. A pesca ficará proibida até o dia 28 de fevereiro do ano que vem e será permitido apenas que pescadores profissionais artesanais e moradores ribeirinho poderão fazer o uso dos rios, e por determinação, apenas três quilos diários serão aceitos para consumo.

O monitoramento dos cardumes é feito pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que irão intensificar o acompanhamento e o trabalho é feito ano todo, pelo menos uma vez por mês. O período da Piracema facilita o acompanhamento dos rios e a organização de regras de defesa da reprodução dos peixes.

Os peixes dependem da reprodução e uma série de fatores está incluído nessa reprodução, inclusive a fotoperíodo, que é a quantidade de luminosidade que o cardume disponibiliza, a temperatura da água e alguns outros fatores biológicos.

A desovação dos peixes acontecem em determinado período, como de outubro a março, e na maioria das vezes buscam as corredeiras para desovar. “Na maioria de exemplares de curimbatás Prochilodus lineatus analisados recentemente, observamos que estavam com pouquíssima gordura na cavidade abdominal e não estavam se alimentando, além do fato das gônadas (estruturas reprodutivas) estarem bem desenvolvidas, o que somados a uma série de fatores indica que a reprodução está próxima”, explica a bióloga Fânia Campos.

A bióloga também detalha que esse tipo de proibição, ajuda a garantir que exista peixes suficientes para anos futuros. “O que buscamos é proteger o pico da reprodução”, finaliza.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS