Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Domingo, 14 de Agosto de 2011, 07:40 - A | A

Domingo, 14 de Agosto de 2011, 07h:40 - A | A

Mulheres do campo partem em caravana para Brasília

da Redação (PP)

Mulheres do campo de Mato Grosso do Sul irão em caravana para Brasília na próxima segunda-feira (15), onde participarão da 4ª Marcha das Margaridas, que deve mobilizar mais de 100 mil mulheres de todo Brasil para o movimento que acontece dias 16 e 17 de agosto no Distrito Federal.

A marcha é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.

O evento tem como lema o desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade. O movimento se apóia em sete eixos principais: biodiversidade e democratização dos recursos naturais – bens comuns; terra, água e agroecologia; soberania e segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, trabalho, emprego e renda; saúde pública e direitos reprodutivos; educação não sexista, sexualidade e violência; e democracia, poder e participação política.

Para o presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Alberto Broch, a Marcha das Margaridas é um evento grandioso, que demonstra a capacidade de organização da Contag e sua capilaridade: “Quando queremos fazer algo, nosso poder de mobilização é enorme e a Marcha é uma grande demonstração disso”. Com base na dimensão do evento, ele alertou para a necessidade de todos estarem unidos e de que haja empenho geral.

Programação

A Marcha das Margaridas concentra atividades a partir das 20h do dia 15 de agosto, quando da chegada dos ônibus com as primeiras delegações. Para a manhã do dia seguinte, estão previstos a Inauguração da Mostra Nacional das Margaridas, Painéis de Debates, lançamento da Campanha Contra os Agrotóxicos e do Projeto de Lei de Iniciativa Popular para Reforma Política, além de atividades culturais, uma sessão solene no Congresso Nacional e Exposição Fotográfica sobre a trajetória de lutas das mulheres trabalhadoras rurais. À tarde, acontece o lançamento do CD Canto das Margaridas e logo mais, à noite, show com Margareth Menezes.

No dia 17 de agosto, a saída das mulheres da Cidade das Margaridas rumo à Esplanada dos Ministérios está prevista para as 7h da manhã. Lá chegando, as mulheres realizam o ato político da Marcha em frente ao Congresso Nacional. A presidenta Dilma já confirmou, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, que encontrará as mulheres logo após o ato. O retorno das delegações aos seus respectivos estados acontece a partir das 17h. (Com informações da assessoria)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS