Campo Grande Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 11 de Setembro de 2012, 18:11 - A | A

Terça-feira, 11 de Setembro de 2012, 18h:11 - A | A

Marco Túlio: “Foco da OAB tem que ser o advogado”

Da Redação(NF)

Às portas de uma nova eleição para a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB-MS), o candidato do movimento de oposição à atual administração, advogado Marco Túlio Murano Garcia alerta para a necessidade de resgatar o olhar tradicional que a OAB mantinha sobre a sociedade sem, no entanto, perder o foco principal nas questões institucionais da própria categoria.

“Antes envolvida em toda espécie de lutas em prol da democracia e da implantação de um estado democrático de direito, agora, mais do que nunca, a OAB precisa encontrar seu novo papel nesta sociedade sem tantos antagonismos políticos. O grande vilão já não é mais o autoritarismo militar, mas sim o político, o ideológico e o econômico. É um contexto social no qual temos que nos esforçar para não nos envolvermos com todo o tipo de causas e questões, esvaziando nossa importância institucional. Portanto, nesta hora de reflexão, é preciso nos voltarmos primeiro para nós mesmos, repensando o papel da advocacia, o do advogado e o da instituição, buscando novos paradigmas para a atuação da Ordem”.

Marco Túlio Nesse defende que a proteção das prerrogativas do advogado deve ser a nova luta da OAB, sua principal bandeira. “Sem advogado forte não se há de falar em Ordem forte, enquanto instituição social representativa. Os advogados vêm sofrendo duros e constantes achaques em suas prerrogativas - alguns mais sutis outros mais evidentes - e a entidade não têm conseguido se posicionar de forma segura frente a estes episódios”, afirmou.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS