Campo Grande Domingo, 12 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 26 de Janeiro de 2016, 08:56 - A | A

Terça-feira, 26 de Janeiro de 2016, 08h:56 - A | A

cárcere

Índios prendem 24 funcionários da Sesai em Caarapó

As comunidades indígenas, que moram nessas localidades, somam 6,2 mil pessoas

Myllena de Luca
Capital News

Maycon Chaves/ Caarapó News

Índios prendem 24 funcionários da Sesai em Caarapó

Índios realizam manifesto

As lideranças indígenas fecharam a saída de funcionários do polo da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O caso aconteceu em Caarapó, na segunda-feira (25), por volta das 9h. Os índios exigem que o chefe da unidade local, Adalberto Araújo, saia.


O site Dourados News afirma que, aproximadamente 24 pessoas foram mantidas fechadas no local. Foram 30 pessoas em frente ao órgão carregando cartazes. Os índios pedem a saída do chefe, pois não estão satisfeitos com o atendimento das demandas.


De acordo com Marques e com Silvio Paulo, índio kaiowá, conselheiro distrital indígena que representa sete aldeias da região de Caarapó na entidade, relatam que as mazelas são muitas no atendimento prestado. Eles afirmam que não há viaturas suficientes, pois a maioria está quebrada, que muitos índios morrem e ficam sem atestado de óbito ou atendimento, porque não há veículo para ir até o local, e também reclamam do atendimento oferecido em unidades de saúde.


O polo de Caarapó da Sesai atende seis aldeias em Laguna, Caarapó e Juti. As comunidades indígenas, que moram nessas localidades, somam 6,2 mil pessoas. Na noite uma equipe da coordenação estadual do órgão veio até Caarapó e os funcionários foram liberados.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS