Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011, 16:25 - A | A

Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011, 16h:25 - A | A

HU/UFGD: Mostra de atividades anima pediatria

Flávia Vasques - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Mães e crianças internadas no setor pediátrico do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) tiveram hoje uma manhã bastante animada com a realização da 1ª Mostra de Trabalhos das Oficinas de Leitura e Brincadeira.

O evento expôs os trabalhos realizados por mães e crianças no decorrer de 2011, no setor de neuropediatria. A oficina oferecia brincadeiras e atividades lúdicas enquanto as crianças aguardam pelo atendimento especializado.

Também fazendo parte do evento, estava uma programação em celebração ao Natal. Houve apresentação de coral da Missão Evangélica Caiuá e presença do Papai Noel do shopping Avenida Center, que distribuiu presentes a todas as crianças.

Foi um momento de encontro e acolhida, como forma de celebrar todo o trabalho realizado em 2011. O projeto é realizado desde 2007, objetivando a integração dos atendidos e familiares.

Durante o evento, houve distribuição de presentes cedidos pela Receita Federal. A mostra também teve teatro de fantoche e distribuição de lanche, conforme informações da Comunicação da UFGD.

O trabalho das oficinas foi criado com intuito de oferecer entretenimento e distração a mães e pacientes todas as quintas-feiras, quando é realizado o atendimento neurológico de pacientes índios e não-índios. Em todo o ano, foram atendidos 315 crianças e adolescentes.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o psicólogo da Casai, João Carlos Vidinha, um grande entusiasta destas atividades. Na oficina, mães e crianças trabalham com livros, desenho e brincadeiras. É uma bela forma de distrair e tranqüilizar o paciente antes da consulta.

Além de promover uma grande interação entre a mãe e a criança, percebe-se que a participação na oficina deixa a criança mais tranqüila e relaxada para a consulta.

O projeto vem contando nos últimos anos com o apoio de diversas entidades, tais como: a Fundação Educar DPaschoal (de Campinas/SP), Projeto Arrastão e Projeto Vida, ambos da capital São Paulo. Tais entidades doaram livros infantis e materiais pedagógicos para realização das oficinas.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS