Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 12 de Maio de 2008, 11:37 - A | A

Segunda-feira, 12 de Maio de 2008, 11h:37 - A | A

Governo oferece capacitação para professores indígenas

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (JG)

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), está realizando até o dia 18 de maio uma capacitação de formação continuada para professores indígenas do Estado. O curso iniciou hoje (12) com a abertura no auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.

O evento tem como objetivo refletor o fazer pedagógico e a interface da educação escolar indígena nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, bem como incentivar a interrelação entre as experiências vivenciadas pela comunidade indígena.

Segundo o gerente de Educação Indígena da SED, Alfrero Anastácio, o curso é um momento de aprendizagem. "Estamos aqui para ensinar, mas também para a aprender com a troca de conhecimentos entre a equipe do governo e os professores indígenas" afirmou Alfredo. O curso de formação continuada de professores indígenas teve início em 2005.

Atualmente, existem 1.482 alunos indígenas em 13 escolas mantidas pelo governo do Estado. Em 2008, serão investidos cerca de R$ 7 milhões para a construção de sete escolas, objetivando a formação de professores e produção de material pedagógico para atender ao universo tribal.

A capacitação tem carga horária de 80 horas/aula e participam 104 professores indígenas do ensino fundamental que atuam em escolas indígenas. Os professores serão divididos em duas turmas: A e B. Os professores da turma A serão dos municípios de Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Dourados, Eldorado, Japorã, Juti, Laguna Caarapã, Maracaju, Paranhos, Ponta Porã e Tacuru. Já os professores da turma B serão dos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Miranda, Nioaque e Sidrolândia.

Durante o curso, serão trabalhados os seguintes conteúdos: noções de antropologia; o ensino de língua portuguesa como segunda língua no contexto indígena; o português escrito para professores indígenas que possuem a língua indígena como segunda língua; metodologia da língua portuguesa; metodologia do ensino de matemática e etnomatemática.

Os conteúdos relacionados ao ensino de português serão ministrados pelo professor doutor Marcus Maia (UFRJ) e o conteúdo sobre matemática será oferecido pelo professor mestre Paulo Brandão (Unigran). As aulas vão ocorrer no auditório Hotel Internacional - localizado na rua Alan Kardec, 223 e no auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros, que fica na rua Candido Mariano, 451 - na Capital. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS