Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 08 de Abril de 2015, 09:04 - A | A

Quarta-feira, 08 de Abril de 2015, 09h:04 - A | A

Combate

Fundação de turismo e Comitê de enfrentamento a exploração sexual se unem em prol de crianças e adolescentes

Kemila Pellin
Capital News

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), com apoio do Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Comcex-MS) iniciou nesta semana, no interior do estado, as ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 maio. O objetivo é comunicar e sensibilizar os setores do turismo, comunidade e poder público sobre o combate à exploração sexual nesse grupo.

 

Nesta quarta-feira (8) acontece o Encontro da Rede de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes em São Gabriel, onde será amplamente debatido o tema e elaboradas propostas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Durante o encontro, será apresentada a pesquisa “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a relação com a BR 163 e as possibilidades de enfrentamento-Representação da Rede de Garantia de Direitos”. A pesquisa foi realizada entre os municípios de Bandeirantes, Coxim, Jaraguari, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sonora e Pedro Gomes.

 

De acordo com a gestora de ações sociais da Fundtur e representante do Comcex, Tânia Regina Comerlato, o objetivo da pesquisa é apresentar o levantamento da situação atual sobre a exploração sexual. “Com os resultados é possível buscar soluções e contribuir para que os municípios elaborem políticas públicas voltadas para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens”, destacou.

Participam do encontro representantes do Conselho Municipal da Criança e adolescentes, do Conselho Municipal da Assistência social, do Conselho Municipal da Mulher, do Conselho Municipal da Educação, dos municípios e do Fórum Regional do Turismo da Rota Norte.

 

Além do encontro, a equipe está visitando as redes de turismo do município como hotéis, agências de viagens, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Ontem o trabalho foi realizado em Bandeirantes. No decorrer das atividades serão distribuídos panfletos com orientações sobre como as pessoas devem proceder em casos ou suspeitas de ocorrências de abusos e exploração sexual envolvendo menores de idade.

 

Campanha

 

No dia 18 de maio, celebramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000.

 

Desde então, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. Todos os anos, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual realiza a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, com o objetivo de mobilizar a sociedade. Blog da campanha: http://facabonitocampanha.blogspot.com.br/

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS