Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018, 10:29 - A | A

Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018, 10h:29 - A | A

TEMPO

Em menos de 2h, Capital registra 37% do total de chuva esperada para outubro

Dados foram divulgado pelo Cemtec. Cidade registrou alagamentos e estragos

Flávio Veras
Capital News

Governo/Cedida

Em menos de 2h, Capital registra 37% do total de chuva esperada para outubro

Cemtec informou que a chuva forte dessa quarta foi algo atípico

Nessa quarta-feira (4), em menos de duas horas choveu 37% da quantidade esperada todo o mês de outubro em Campo Grande, conforme estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec). A capital registrou alagamento e estragados e estragos nos últimos dois dias.

 

Segundo o órgão, a expectativa é de que chova no mês de outubro até 147,9 milímetros, mas só ontem, em menos de duas horas, choveu aproximadamente 55 milímetros. 

 

Primavera

As chuvas nesse período da Primavera são comuns, já que a estação representa a transição do tempo mais seco (Inverno), para o tempo mais chuvoso (Verão).

 

Nessa época do ano, existem canais de umidade, que são os ventos úmidos da região Norte, que passam pelo Estado, e também as ações de frentes frias, que contribuem para a instabilidade se formar muito rápido. O choque de duas massas, quente e fria – sendo a massa de ar quente mais forte nesse período – provoca os temporais, nuvens de tempestade e favorece os raios segundo estudos meteorológicos.

 

O Cemtec informou que a chuva forte dessa quarta foi algo atípico. Uma frente fria que estava na costa Sudeste do País, e avançava para Mato Grosso do Sul, se chocou com os ventos úmidos que chegavam no Estado e o resultado disso foram nuvens muito altas e que cresceram muito rápido. O potencial de nuvens ficou concentrada na Capital, por isso o volume expressivo de chuva.

 

Previsão

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para as regiões de Mato Grosso do Sul que podem ser atingidas por chuva intensa. O órgão pede que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, desligue aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia. Os ventos podem chegar a 60 km/h e precipitação de até 50 milímetros ainda hoje.

 

Atribuição

O Departamento estadual é responsável por alertar os municípios sobre as possibilidades de tempestades, chuvas fortes e outros eventos naturais. Quando há necessidade de suporte, a Defesa Civil também atende os municípios de Mato Grosso do Sul de forma complementar.

 

Além do apoio às cidades, a Defesa Civil Estadual é encarregada de emitir alertas de perigo à população, sempre que existe a previsão de eventos naturais que possam causar estragos ou ceifar vidas. Os alertas servem de prevenção para possíveis desastres.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS