Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 01 de Julho de 2017, 10:15 - A | A

Sábado, 01 de Julho de 2017, 10h:15 - A | A

Setor

Em comemoração aos 10 anos de gestão, Fiems comenta evolução do setor no estado

Em 2007, Mato Grosso do Sul tinha 4.221 indústrias. O número saltou para 8.215 em 2017

Cristiano Arruda
Capital News

Divulgação/Assessoria

Em comemoração aos 10 anos de gestão, Fiems comenta evolução do setor no estado

Reunião aconteceu nesta sexta-feira (30), em Bonito

Nesta Sexta-feira (30), a casa da Indústria, em comemoração aos 10 anos de gestão realizou uma reunião ordinária no Observatório Sócio Ambiental do Sesi, em Bonito. Convidados, que acompanharam o crescimento da Indústria no Estado, comentaram a evolução do setor nos últimos anos.

 

Em 2007, Mato Grosso do Sul tinha 4.221 indústrias. O número saltou para 8.215 em 2017 e elevou consigo a quantidade de sul-mato-grossenses empregados pelo setor, que eram 90.888 e passou para 120 mil no mesmo período. Assim como o PIB Industrial, que era de R$ 4 bilhões e hoje supera os R$ 20 bilhões, conforme dados do Radar da Fiems. A evolução da indústria regional nesta última década caminha lado a lado com a gestão do empresário Sérgio Longen à frente da Federação, que em 2017 completa dez anos.

 

Divulgação/Assessoria

Em comemoração aos 10 anos de gestão, Fiems comenta evolução do setor no estado

Em comemoração aos 10 anos de gestão, Fiems comenta evolução do setor no estado

Longen destacou estar contente com o fato de que o encontro de diretores, conselheiros e parceiros, que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso das ações do Sistema Fiems e sobre a reunião estar sendo realizada em Bonito, “O Sesi de Bonito é uma unidade concebida na nossa gestão e é importante que os diretores estejam nesse ambiente, onde normalmente discutimos ações que envolvem gestão ambiental. Ainda mais porque temos essa oportunidade, na reunião da diretoria comemorativa aos 10 anos de gestão, de discutir avanços no setor econômico, debater e alavancar o desenvolvimento da indústria de Mato Grosso do Sul”, mencionou.

 

O empresário Irineu Milanesi, um dos fundadores da Casa da Indústria, lembra que os trabalhos da entidade começaram de forma tímida, 37 anos atrás, e afirma que o perfil da administração dada por Longen deu outro visual à Federação. “Naquela época a indústria representava algo muito novo para o nosso Estado, que era essencialmente agrário e menos industrial. Os empresários que aqui estavam eram pioneiros, então, era um trabalho parcimonioso, mas que, de certa forma, conseguiu acompanhar o contexto do Brasil naquela época”, recordou-se.

 

Há 30 anos na Federação, o primeiro vice-presidente regional da Fiems, Luiz Cláudio Fornari avalia que, atualmente, a entidade rompeu a barreira do Estado e alcançou a representatividade em todo o País. “O Sérgio deu uma cara nova para a Fiems. Cada tempo é um tempo, só que nessa gestão houve uma total renovação de linha de atuação. Aquilo que se fazia dava certo antes desses dez anos, período em que muita coisa também foi construída, mas a grande verdade é que a assunção deste grupo, liderado pelo Sérgio, deu outro tom, o tom que a indústria tinha que tomar à frente do desenvolvimento do Estado. Essa grande mudança que vem acontecendo nesses últimos dez anos, os números, a indústria quase não representava nada na economia do Estado, hoje, ocupa o segundo setor mais importante, o que se deve exatamente a esse trabalho do Sérgio”, analisou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS