Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 12 de Março de 2018, 12:12 - A | A

Segunda-feira, 12 de Março de 2018, 12h:12 - A | A

REAJUSTE

Consulta pública sobre reajuste do transporte intermunicipal termina nesta segunda-feira

Valor da passagem deve sofrer recomposição de 4,86%; índice será estabelecido após análise da consulta pública

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Governo de MS

Gratuidade nas passagens de ônibus será fiscalizada por Bilhete Eletrônico

Novos valores devem entrar em vigor no dia 1 de abril

O prazo para enviar contribuições sobre o reajuste das tarifas de transporte rodoviário intermunicipal termina nesta segunda-feira (12).  A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) disponibilizou nota técnica para consulta pública na internet no dia 26 de fevereiro. Os novos valores devem entram em vigor a partir de 1º de abril.

 

A nota técnica justifica a proposta em análise. O reajuste deve ser de 4,86% na tarifa. Do total, 2,85% é referente a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos doze meses. O restante, 1,95%, será para repor a elevação de custo,  decorrente do aumento do preço do óleo diesel acima da inflação. A definição do índice vai ser concluída após análise de eventuais sugestões.

 

A tarifa é determinada visando proporcionar à empresa transportadora a justa remuneração pela prestação do serviço adequado, considerando a capacidade de pagamento dos usuários.

 

No cálculo do valor cobrado, são apurados os custos de operação e de remuneração do capital investido. Para isso, são analisados os cursos dos insumos, custos fixos e variáveis. Também são considerados aspectos como os veículos utilizados, a extensão do itinerário, a incidência de tributos e a taxa média de ocupação dos veículos.

 

Em Mato Grosso do Sul, as linhas intermunicipais são classificadas em 4 categorias:

Estrutural, com extensão superior a 350 km;

Regional, com extensão até 350 km;

Regional com características urbanas;

Local.

 

Para cada categoria, é associado um coeficiente tarifário expresso em R$/km, que multiplicado pela quilometragem do trajeto percorrido determina o preço da passagem a ser cobrado.

 

Panorama

Em 2017, o número de pessoas que utilizam o transporte rodoviário intermunicipal foi de aproximadamente 4 milhões. A quantidade de passageiros por viagem vem caindo gradativamente, representando menos de 20 usuários.

 

Em Mato Grosso do Sul, o sistema de transporte intermunicipal conta com 113 linhas, operadas por 19 empresas e 53 operadores autônomos autorizados. O número de veículos rodando pelas estradas estaduais no transporte público soma cerca de 560.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS