Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 18 de Março de 2019, 13:38 - A | A

Segunda-feira, 18 de Março de 2019, 13h:38 - A | A

CIDADES

Caravina diz que 68% dos prefeitos de MS devem participar da XXII Marcha a Brasília

O presidente da Assomasul fez questão de convidar os prefeitos dos municípios do MS para participarem do evento

Leonardo Barbosa
Capital News

Divulgação

Presidente da Assomasul destaca indicação de Tereza Cristina para o MAPA

Entre os três estados do Centro-Oeste – segunda maior região do país em extensão territorial e a menos populosa –, Mato Grosso do Sul  é o que tem o menor número de municípios. São apenas 79 prefeitos, mas, como a representatividade em nível nacional se faz não só pela quantidade, mas pela proporção, o Estado se destaca com 68% de inscrições entre os chefes do Executivo municipal para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

 

Os municipalistas virão das cidades mais próximas da capital, como Chapadão do Sul, a 760 km, às mais distantes, como Japorã, a 1.460 km, na divisa com o Paraguai e o Paraná. O evento ocorre de 8 a 11 de abril no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e, até esta sexta-feira, 15 de março, já contava com 3.538 confirmados. Pelos números das últimas edições e o contexto político atual, a expectativa é que, durante os quatro dias de encontro, passem mais de 7 mil pessoas pelo local.

 

Na lista dos Entes estaduais com a maior porcentagem de prefeitos inscritos, MS está em segundo lugar, atrás do Amapá, que conta com apenas 16 prefeituras e tem 100% de participação garantida. Dos 79 eleitos que comandam prefeituras sul-mato-grossenses, pelo menos 54 estarão no maior evento em número de autoridades políticas da América Latina.

 

Convite

Durante a primeira reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), do qual faz parte, o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Pedro Caravina, convocou os gestores para irem à Marcha. Vale destacar que apenas oito cidades do MS têm mais de 50 mil habitantes.

 

 

O evento torna-se o momento de os pequenos se unirem, ganharem força e lutarem pelas demandas ao lado dos grandes, que, geralmente, têm mais poder de articulação com governo e legislativo estadual e federal. Por isso, Caravina, a exemplo de outras lideranças municipalistas, dedica parte da agenda pré-Marcha para sensibilizar os gestores. “Nós estamos no início de um governo que falou muito em Mais Brasil e Menos Brasília, então que venham os prefeitos, é hora da gente conquistar os avanços para os nosso municípios”, disse o presidente da Assomasul.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS